Início Série7º ano Atividade de português: Sujeito no texto sobre o pão francês – 7º ano

Atividade de português: Sujeito no texto sobre o pão francês – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano, visa ao estudo do sujeito. Sabe identificá-lo? Sabe o papel que ele desempenha? Que tal entender? Então, responda às questões com base no curioso texto que pergunta O pão francês veio da França?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O pão francês veio da França?

    O pãozinho conhecido como francês não existe na França. A confusão começou no século 19, época em que o pão popular entre os franceses era curto, cilíndrico, com miolo duro e casca dourada (quase uma baguete). Enquanto isso, no Brasil, o pão tinha miolo e casca escuros. Quando brasileiros viajavam a Paris, voltavam pedindo aos padeiros um pão igual ao que comiam na França. Os padeiros tentaram reproduzir a receita e assim surgiu o nosso pãozinho francês.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique, por meio de um traço, o sujeito que compõe o título:

“O pão francês veio da França?”

 

Questão 2 – No trecho inicial “O pãozinho conhecido como francês não existe na França.”, o sujeito é:

(     ) oculto

(     ) simples

(     ) composto

 

Questão 3 – Na frase “[…] era curto, cilíndrico, com miolo duro e casca dourada (quase uma baguete).”, o verbo “era” introduz:

(     ) ações do sujeito.

(     ) estados do sujeito.

(     ) características do sujeito.

 

Questão 4 – Na passagem “[…] um pão igual ao que comiam na França.”, o verbo “comiam” tem como sujeito:

(     ) “os franceses”

(     ) “brasileiros”

(     ) “os padeiros”

 

Questão 5 – No segmento “Os padeiros tentaram reproduzir a receita […]”, o verbo destacado aponta para:

(     ) uma ação concluída pelo sujeito “Os padeiros”.

(     ) uma ação contínua do sujeito “Os padeiros”.

(     ) uma ação hipotética do sujeito “Os padeiros”.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário