Atividade de português, indicada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre sujeito composto. Vamos analisar esse tipo de sujeito no texto Águia-cinzenta? Para isso, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Sujeito composto – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sujeito composto – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sujeito composto – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Águia-cinzenta
Encontrada da Argentina à Bolívia e no Brasil, com registros mais regulares no centro do país, a águia-cinzenta costuma habitar campos naturais do cerrado e da caatinga, principalmente. Estudos indicam que 60% da área de distribuição total da espécie ficam no território brasileiro, país que abriga de 150 a 600 indivíduos maduros.
Perda de habitat, perseguição, tráfico ilegal e contaminação por defensivos agrícolas são as principais ameaças à espécie, que está classificada como “Em Perigo” na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção (ICMBio).
No “cardápio” da águia-cinzenta estão tatus, roedores, répteis, aves e carniça. […]
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.
Questões
Questão 1 – No segmento “[…] 60% da área de distribuição total da espécie ficam no território brasileiro […]”, o sujeito é:
( ) oculto.
( ) simples.
( ) composto.
Questão 2 – Grife o sujeito composto:
“Perda de habitat, perseguição, tráfico ilegal e contaminação por defensivos agrícolas são as principais ameaças à espécie […]”
Questão 3 – Informe os núcleos do sujeito composto, que foi grifado anteriormente:
Questão 4 – Observe:
“No ‘cardápio’ da águia-cinzenta estão tatus, roedores, répteis, aves e carniça.”
Nessa oração, o sujeito é composto. Identifique-o:
Questão 5 – O sujeito composto identificado acima forma:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.