Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre sinais de pontuação. Vamos analisá-los no texto Quem teve a ideia da “contagem regressiva”? Para tanto, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Quem teve a ideia da “contagem regressiva”?
O “inventor” da contagem regressiva foi o cineasta alemão Fritz Lang. Em 1930, durante as filmagens de “A Mulher na Lua”, Lang se deparou com um problema: o roteiro descrevia uma contagem de 1 a 10 antes do disparo de um foguete. O problema é que o diretor ficou com medo de a cena não funcionar, já que a plateia não saberia exatamente quando seria o fim da contagem. A solução Contar ao contrário, de 10 até zero. A ideia se popularizou e até hoje a contagem regressiva é utilizada (e não só em lançamentos de foguetes!).
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br>.
Questões
Questão 1 – As aspas foram usadas em “A Mulher na Lua” para destacar:
Questão 2 – No trecho “[…] Lang se deparou com um problema: o roteiro descrevia uma contagem de 1 a 10 antes do disparo de um foguete.”, os dois-pontos anunciam:
( ) uma citação.
( ) uma enumeração.
( ) uma explicação do que foi dito anteriormente.
Questão 3 – Na parte “O problema é que o diretor ficou com medo de a cena não funcionar, já que a plateia não saberia exatamente quando seria o fim da contagem.”, a vírgula é:
( ) proibida.
( ) facultativa.
( ) obrigatória.
Questão 4 – O período “A solução ” deve ser encerrado com o sinal de pontuação:
( ) .
( ) !
( ) ?
Questão 5 – Na passagem “A ideia se popularizou e até hoje a contagem regressiva é utilizada (e não só em lançamentos de foguetes!).”, os parênteses indicam:
( ) um exemplo que foi intercalado.
( ) uma opinião que foi intercalada.
( ) uma explicação que foi intercalada.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.