Início Série2º ano ensino médio Atividade de português: Regência verbal – 2º ano do ensino médio

Atividade de português: Regência verbal – 2º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do segundo ano do ensino médio, explora a regência verbal. Quando um termo tem o sentido completado por outro, estabelece-se a relação de regência. Vamos analisar os verbos e os seus complementos para entendermos a regência verbal? Então, responda às variadas e desafiadoras questões propostas com base no texto Para transformar sua cidade, plante uma árvore! Ele está presente no portal da ONG Fundação SOS Mata Atlântica e foi escrito por Kelly De Marchi.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

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Para transformar sua cidade, plante uma árvore

    Nossas cidades precisam de árvores, que muito além de nos oferecerem sua sombra, nos trazem inúmeros benefícios. Mais árvores contribuem para a melhoria no microclima urbano, ajudando a reduzir a temperatura e a poluição do ar. Elevam a permeabilidade do solo e retêm a água da chuva, evitando deslizamentos de terra, erosão e enchentes. Agem como barreira contra ventos, ruídos e luminosidade. Do ponto de vista da biodiversidade regional, elas ainda são fundamentais para o equilíbrio ambiental, servindo de moradia e alimento para pequenas espécies, pássaros, insetos e microrganismos. Além, é claro, do bem-estar psicológico de transitar por uma bela área arborizada.

    Com tantas vantagens, podemos afirmar que se você quer transformar o seu ambiente, seja no campo ou na cidade, em um local com mais qualidade de vida, uma opção é começar plantando uma árvore. Mas, claro, é preciso seguir algumas dicas para garantir o sucesso da empreitada.

    O primeiro passo é escolher o local em que se pretende plantar a árvore. Na cidade, esse é um processo que exige um conhecimento prévio das características da espécie para que não ocorram danos à planta nem ao equipamento público, como fiação elétrica e rompimento da calçada por raízes, entre outros. Basicamente, as espécies devem permitir a incidência de sol, coexistir com as redes de iluminação, manter distância adequada das casas e serem de pequeno porte, com raízes superficiais, como a pitangueira. Já áreas abertas e sem vegetação podem receber árvores de diferentes portes, velocidade de crescimento e perfil.

    Pesquise e dê prioridade às espécies de árvores nativas de sua região – os órgãos de meio ambiente e os viveiros de mudas costumam ser boas fontes para estas informações. Procure escolher uma espécie que seja viável cuidar e se informe sobre aspectos como frequência de rega e necessidade de podas.

    É essencial também que se verifique a necessidade de autorização para plantar no local escolhido. A melhor opção é buscar orientação na prefeitura, secretaria de meio ambiente ou outro órgão responsável pelo tema no seu município.

    […] Fica a mensagem: plantar e cuidar _______ uma árvore é mais uma ótima maneira de exercer a cidadania socioambiental e contribuir _______ um ambiente mais sustentável.

Kelly De Marchi. Disponível em: <https://www.sosma.org.br/>.

 

Questões

 

Questão 1 – Sublinhe o “a” que funciona como preposição, necessária à regência de um verbo:

“Mais árvores contribuem para a melhoria no microclima urbano, ajudando a reduzir a temperatura e a poluição do ar.”

 

Questão 2 – No segmento “[…] não ocorram danos à planta nem ao equipamento público […]”, o termo regente (o verbo “ocorram”) exigiu dois tipos de complementos (sem preposição e com preposição). Por isso, esse verbo é:

a) de ligação

b) intransitivo

c) transitivo direto

d) transitivo direto e indireto

 

Questão 3 – Na passagem “[…] muito além de nos oferecerem […]”, a preposição está implícita no termo “nos”. Assinale a alternativa em que ela foi explicitada corretamente:

a) “[…] muito além de oferecerem a nós […]”

b) “[…] muito além de oferecerem por nós […]”

c) “[…] muito além de oferecerem de nós […]”

d) “[…] muito além de oferecerem para nós […]”

 

Questão 4 – No trecho “[…] evitando deslizamentos […]”, o termo regente é um verbo:

a) na forma de particípio.

b) na forma de gerúndio.

c) na forma de infinitivo pessoal.

d) na forma de infinitivo impessoal.

 

Questão 5 – Em “[…] plante uma árvore”, o verbo “plante”, construído com objeto direto, exprime:

a) uma hipótese da autora do texto.

b) uma ordem da autora do texto.

c) uma certeza da autora do texto.

d) uma recomendação da autora do texto.

 

Questão 6 – Atente-se aos verbos e, na sequência, preencha os espaços indicados com as preposições necessárias às regências:

“Fica a mensagem: plantar e cuidar        uma árvore é mais uma ótima maneira de exercer a cidadania socioambiental e contribuir                um ambiente mais sustentável.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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