Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos verbos no tempo passado. As variadas questões propostas baseiam-se no texto Por que a girafa não tem voz.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Questões sobre verbos no passado – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Questões sobre verbos no passado – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Questões sobre verbos no passado – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que a girafa não tem voz
[…] O dia da corrida foi logo marcado. O leopardo, certo de que ia vencer, _________________ todos os animais da floresta para vê-lo derrotar a grandona. Os bichos acorreram para se divertir e torcer pela derrota da girafa.
Assim que foi dada a largada, os dois saíram lado a lado, mas logo o leopardo tomou a dianteira. Corria tanto que acabou chocando-se contra uma árvore e teve de abandonar a competição.
A bicharada ficou muito decepcionada ao ver a girafa se tornar campeã. Depois da vitória, ela ficou mais faladora ainda.
Ninguém tinha mais paciência para aguentar aquele blá-blá-blá infindável. Até que o macaco, esperto como ele só, resolveu dar um jeito na questão.
Ele tirou um bocado de resina de uma árvore e misturou-a na ramaria que a girafa costuma mastigar. Depois, escondeu-se, esperando a falastrona chegar para comer.
As folhas prenderam-se no comprido pescoço da girafa e, por mais que ela tossisse e cuspisse, ficaram grudadas em sua garganta, calando-a para sempre. Daí em diante, seus descendentes passaram a nascer sem voz.
Barbosa, Rogério Andrade. “Histórias africanas para contar e recontar”. SP: Editora do Brasil, 200.
Questões
Questão 1 – O objetivo do texto lido é:
a) fazer uma crítica.
b) narrar uma história.
c) defender uma opinião.
d) dar uma notícia.
Questão 2 – O texto compõe-se, sobretudo, de sequências:
a) narrativas
b) expositivas
c) argumentativas
d) descritivas
Questão 3 – Grife os termos que retomam o referente “a girafa” nas frases:
a) “[…] para vê-lo derrotar a grandona.”
b) “Depois da vitória, ela ficou mais faladora ainda.”
c) “Depois, escondeu-se, esperando a falastrona chegar para comer.”
d) “[…] ficaram grudadas em sua garganta, calando-a para sempre.”
Questão 4 – Identifique a passagem do texto em que o verbo no passado liga o sujeito a uma característica a ele dirigida:
a) “O dia da corrida foi logo marcado.”
b) “[…] os dois saíram lado a lado […]”
c) “Depois da vitória, ela ficou mais faladora ainda.”
d) “Ele tirou um bocado de resina de uma árvore […]”
Questão 5 – No trecho “O leopardo, certo de que ia vencer, _________________ todos os animais da floresta para vê-lo derrotar a grandona.”, encaixa-se o verbo:
a) convocou
b) dispensou
c) orientou
d) seguiu
Questão 6 – Em todas as frases, o verbo em destaque está no tempo passado, exceto em:
a) “Os bichos acorreram para se divertir e torcer pela derrota da girafa.”
b) “[…] mas logo o leopardo tomou a dianteira.”
c) “[…] na ramaria que a girafa costuma”
d) “Daí em diante, seus descendentes passaram a nascer sem voz.”
Questão 7 – Na parte “Corria tanto que acabou chocando-se contra uma árvore […]”, o verbo no passado “corria” indica uma ação:
a) que poderia acontecer.
b) totalmente concluída.
c) que poderá acontecer.
d) habitual no passado.
Questão 8 – “Ninguém tinha mais paciência para aguentar aquele blá-blá-blá infindável. Até que o macaco, esperto como ele só, resolveu dar um jeito na questão.”. Aponte os verbos empregados no tempo passado nesse parágrafo do texto:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.