Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo de variadas conjunções adversativas. As questões baseiam-se em um texto sobre o doce “brigadeiro”.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Questões sobre conjunções adversativas – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Questões sobre conjunções adversativas – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Questões sobre conjunções adversativas – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Brigadeiro
Festa de criança não pode faltar brigadeiro, não é mesmo? Essa iguaria típica do Brasil não encanta apenas os pequenos; nós também adoramos esse doce. Os adultos adoram fazer a versão brigadeiro de colher para degustar essa maravilha!
Entretanto, após várias colheradas, muita gente se sente culpada por causa da ingestão das inúmeras calorias que o brigadeiro tem. É claro que, se consumido com moderação, não há problema algum em comer brigadeiro, mas o difícil é comer apenas UM!
Porém, além desses que se sentem culpados, há aqueles que têm algum tipo de intolerância a substâncias presentes no brigadeiro e outros que não querem sair da dieta, mas não abrem mão de um docinho.
Gisella Meneguelli. Disponível em: <https://www.greenme.com.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – O termo em destaque classifica-se como conjunção adversativa em:
a) “Festa de criança não pode faltar brigadeiro, não é mesmo?”
b) “Essa iguaria típica do Brasil não encanta apenas os pequenos […]”
c) “Porém, além desses que se sentem culpados […]”
d) “[…] e outros que não querem sair da dieta […]”
Questão 2 – “Entretanto, após várias colheradas, muita gente se sente culpada […]”. Mantendo a ideia de adversidade, a conjunção grifada poderia ser substituída por:
a) Contudo
b) Por isso
c) Pois
d) Por conseguinte
Questão 3 – “[…] não há problema algum em comer brigadeiro, mas o difícil é comer apenas UM!”. Aponte a conjunção que une as orações, estabelecendo a relação de adversidade:
Questão 4 – Transcreva a outra passagem do texto que apresenta o emprego da conjunção adversativa identificada na questão anterior:
Questão 5 – Na frase “Ele come muito brigadeiro e não engorda!”, a conjunção “e” apresenta o sentido de adição ou de adversidade? Explique:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.