Atividade de português, proposta a alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões que propõe o estudo das conjunções. Os alunos são orientados a identificar as conjunções e a as relações de sentido, por elas estabelecidas, na construção do reflexivo texto Dentro de nós, a alegria, escrito por Ivan Martins.
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Dentro de nós, a alegria
A alegria vem de dentro ou de fora de nós? A pergunta me ocorre no meio de um bloco de carnaval, enquanto berro os versos imortais de Roberto Carlos, cantados em ritmo de samba: “Eu quero que você me aqueça neste inverno, e que tudo mais vá pro inferno”.
Estou contente, claro. Ao meu redor há um grupo de amigos e uma multidão ruidosa e colorida. Ainda assim, a resposta sobre a alegria me ilude. Meu coração sorri em resposta a essa festa ou acha nela apenas um eco do seu próprio e inesperado contentamento?
Embora simples, a pergunta não é trivial. Se sou capaz de achar em mim a alegria, a vida será uma. Se ela precisa ser buscada fora, permanentemente, será outra, provavelmente pior.
Penso no amor, fonte permanente de júbilo e apreensão.
Quando ele nos é subtraído, instala-se em nós uma tristeza sem tamanho e sem fim, que tem o rosto de quem nos deixou. Ela vem de fora, nos é imposta pelas circunstâncias, mas se torna parte de nós. Um luto encarnado. Um milhão de carnavais seriam incapazes de iluminar a escuridão dessa noite se não houvesse, dentro de nós, alguma fonte própria de alegria. Nem estaríamos na rua, se não fosse por ela. _________ nos animaríamos a ver de perto a multidão. Ficaríamos em casa, esmagados por nossa tristeza, remoendo os detalhes do que não mais existe. Ao longe, ouviríamos a batucada, e ela nos pareceria remota e alheia.
Nossa alegria existe, entretanto. Por isso somos capazes de cantar e dançar quando o destino nos atinge.
[…]
Se a alegria vem de dentro ou de fora? De dentro, claro. Mas seu sintoma mais bonito é nos jogar para fora, de encontro à música e à dança do mundo, ao encontro de nós mesmos.
Ivan Martins. Disponível em: <www.epoca.globo.com>.
Questões
Questão 1 – Assinale a passagem do texto em que a conjunção foi corretamente identificada nos parênteses:
a) “A alegria vem de dentro ou de fora de nós?” (conjunção alternativa)
b) “[…] e que tudo mais vá pro inferno”. (conjunção adversativa)
c) “[…] instala-se em nós uma tristeza sem tamanho e sem fim […]” (conjunção explicativa)
d) “Nossa alegria existe, entretanto.” (conjunção conclusiva)
Questão 2 – No período “Ainda assim, a resposta sobre a alegria me ilude.”, a conjunção em evidência poderia ser substituída por:
a) Apesar disso
b) Por conseguinte
c) Mas também
d) Desde que
Questão 3 – No segmento “_________ nos animaríamos a ver de perto a multidão.”, o autor estabelece a relação de adição de ideias. Por isso, o espaço sinalizado deve ser preenchido com a conjunção:
a) Contudo
b) Portanto
c) Nem
d) Porquanto
Questão 4 – Na passagem “Por isso somos capazes de cantar e dançar quando o destino nos atinge.”, a conjunção em destaque indica:
a) uma comparação
b) uma conclusão
c) uma explicação
d) uma condição
Questão 5 – No trecho “Mas seu sintoma mais bonito é nos jogar para fora […]”, a palavra “mais” funciona como:
a) conjunção aditiva
b) conjunção adversativa
c) pronome indefinido
d) advérbio de intensidade
Questão 6 – Aponte a grafia do “porquê” que completa a lacuna da frase a seguir, funcionando como conjunção explicativa:
Cantava e dançava ___________ estava muito feliz!
a) por que
b) porquê
c) porque
d) por quê
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
ótimos exemplos e exercícios
Oi, Elizângela!
Ficamos muito felizes com a sua avaliação! Obrigada por registrá-la!
Volte sempre!
Denyse