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Atividade de português: Questões sobre advérbios de tempo – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos advérbios de tempo, por meio do poema Seiscentos e sessenta e seis, de Mário Quintana, que reflete sobre a passagem do tempo. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Seiscentos e sessenta e seis

A vida é um dever que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…

Quando se vê, já é 6ª feira…

Quando se vê, passaram sessenta anos…

Agora, é tarde demais para ser reprovado…

E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,

Eu nem olhava o relógio

seguia sempre, sempre em frente…

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.

Mário Quintana. “Esconderijos do tempo”. São Paulo: Globo, 2005.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido visa:

a) à informação

b) ao entretenimento

c) à reflexão

d) ao humor

 

Questão 2 – O termo em destaque funciona como advérbio indicar de tempo em:

a)Quando se vê, já é 6ª feira…”

b)Agora, é tarde demais para ser reprovado…”

c)E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade […]”

d)E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.”

 

Questão 3 – Explique o efeito de sentido obtido pela repetição do advérbio de tempo “quando” na construção do poema:

 

 

Questão 4 – “Eu nem olhava o relógio/seguia sempre, sempre em frente…”. Identifique o advérbio de tempo que compõe essa parte do texto:

 

 

Questão 5 – Localize o verso que apresenta o emprego de dois advérbios que exprimem a ideia de tempo. Em seguida, grife-os:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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