Início Atividades Atividade de português: Pronomes pessoais retos e oblíquos – 8º ano

Atividade de português: Pronomes pessoais retos e oblíquos – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, indicada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao estudo do pronome pessoal reto e oblíquo. Você sabe diferenciá-los? E você sabe a função que eles desempenham no contexto comunicativo? Vamos entender? As questões apresentadas baseiam-se em fragmento de O Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Fragmento de “O Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda”

    Dessa escuridão, trilhando os caminhos secretos da Grande Floresta, surgiu uma estranha figura. Um mágico chamado Merlin. Velho como as raízes dos carvalhos, capaz de prender o vento nas mãos e transformá-lo em poemas, ele tinha o dom de ler o futuro com seus olhos negros e de mudá-lo com seus encantamentos.

Rosalind Kerven. “O Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda”. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – No contexto do fragmento acima, um pronome pessoal retoma “um mágico chamado Merlin” em:

(     ) “Velho como as raízes dos carvalhos […]”

(     ) “[…] ele tinha o dom de ler o futuro […]”

(     ) “[…] e de mudá-lo com seus encantamentos.”

 

Questão 2 – Na frase identificada acima, o pronome pessoal funciona como sujeito. Por isso, denomina-se:

(     ) pronome reto

(     ) pronome oblíquo

(     ) pronome oblíquo reflexivo

 

Questão 3 – Na passagem “[…] e transformá-lo em poemas […]”, o pronome “lo” é oblíquo porque funciona como:

(     ) sujeito

(     ) complemento

(     ) adjunto adnominal

 

Questão 4 – No trecho “[…] e de mudá-lo com seus encantamentos.”, o pronome com função oblíqua retoma:

(     ) “o vento”

(     ) “o dom de ler”

(     ) “o futuro”

 

Questão 5 – Assinale a oração em que o pronome pessoal “ela” desempenha a função de complemento:

(     ) Ela foi ao encontro do mágico.

(     ) O mágico deu a ela grandes poderes!

(     ) O mágico disse que ela ficou muito feliz!

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário