Início Série8º ano Atividade de português: Pronomes pessoais – 8º ano

Atividade de português: Pronomes pessoais – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, aborda os pronomes pessoais. Sabia que eles podem funcionar como sujeito ou como complemento? Vamos analisá-los no texto Dia do Bombeiro Brasileiro? Então, responda às questões propostas a seguir!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Dia do Bombeiro Brasileiro – 02 de julho

    Quando eu era bem pequeno, adorava ver o caminhão barulhento dos bombeiros passando lá na rua da minha casa. Com o tempo, fui entendendo que, quando o caminhão passava, era porque algum acidente tinha acontecido, e comecei a torcer para que ninguém saísse ferido. Antigamente, os bombeiros só apagavam incêndios, mas, hoje em dia, além de continuar combatendo o fogo, eles ainda fiscalizam a segurança de edifícios e lugares públicos, atendem chamados de emergência, socorrem pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, patrulham as praias socorrendo pessoas que se afogaram, entre outras coisas. Então, quando você avistar um caminhão de bombeiros passando em alta velocidade, lembre-se de quantas vidas eles podem estar indo salvar. Acho que reconhecer a importância desses profissionais já é uma bela forma de homenageá-los!

Disponível em: <http://meninomaluquinho.educacional.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Aponte a passagem em que o pronome grifado é pessoal:

(     ) “Quando eu era bem pequeno […]”

(     ) “[…] e comecei a torcer para que ninguém saísse ferido.”

(     ) “Então, quando você avistar um caminhão de bombeiros […]”

 

Questão 2 – Na passagem aponta acima, o pronome pessoal é reto porque:

(     ) funciona como sujeito.

(     ) funciona como objeto direto.

(     ) funciona como objeto indireto.

 

Questão 3 – Sublinhe os pronomes pessoais que compõem este segmento:

“[…] lembre-se de quantas vidas eles podem estar indo salvar.”

 

Questão 4 – No trecho “[…] patrulham as praias socorrendo pessoas que se afogaram […]”, o pronome pessoal “se” indica:

(     ) a voz ativa do verbo “afogar”.

(     ) a voz passiva do verbo “afogar”.

(     ) a voz reflexiva do verbo “afogar”.

 

Questão 5 – Em “[…] já é uma bela forma de homenageá-los!”, o pronome pessoal “los” retoma:

(     ) “os bombeiros”

(     ) “eles”

(     ) “esses profissionais”

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário