Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano, aborda pronomes indefinidos. Vamos analisá-los no texto Quando crescer, vou ser geodesista!? Para tanto, responda às questões propostas! BNCC 8º ano: EF08LP02, EF08LP05 e EF08LP06.
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Leia:
Quando crescer, vou ser geodesista!
Você deve imaginar que é missão impossível medir a Terra com régua ou fita métrica, certo? Mas alguém precisa dar conta do tamanho do planeta, dos continentes, dos países, e quem faz isso é o geodesista por meio de cálculos matemáticos e desenhos detalhados que representem tudo da superfície da Terra de forma compreensível para todas as pessoas. Se está pensando que esse profissional é quem desenha os mapas analisados nas suas aulas de geografia, acertou em cheio!
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_266.pdf>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Mas alguém precisa dar conta do tamanho do planeta […]”
Identifique o pronome indefinido nesse trecho:
Questão 2 – O pronome indefinido identificado acima funciona sintaticamente como:
( ) sujeito.
( ) objeto direto.
( ) objeto indireto.
Questão 3 – Assinale a passagem, em que o pronome destacado se classifica como indefinido:
( ) “[…] quem faz isso é o geodesista […]”
( ) “[…] representem tudo da superfície da Terra […]”
( ) “[…] desenha os mapas analisados nas suas aulas […]”
Questão 4 – O pronome indefinido, usado na passagem assinalada anteriormente, é:
( ) invariável.
( ) variável em número.
( ) variável em gênero e em número.
Questão 5 – Sublinhe o pronome indefinido a seguir:
“[…] de forma compreensível para todas as pessoas.”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.