Início Atividades Atividade de português: Pronomes – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Pronomes – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, visa ao estudo dos pronomes. As variadas questões propostas exploram os diferentes tipos de pronome, com base no texto Experiência biruta!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Experiência biruta

    No final de uma visita da escola ao aeroporto, a professora falou para a turma:

    – Bem, agora que vocês já conhecem um avião de perto, sabem que o piloto se comunica com a torre de comando por um sistema de rádio antes de aterrissar e que as lâmpadas na pista servem para orientar o pouso, eu gostaria que alguém me respondesse qual a utilidade da biruta nos aeroportos?

    A turma inteira ficou muda e olhou para a professora como se ela tivesse feito a pergunta mais absurda do mundo. Até que lá do fundo da fila, alguém gritou:

     – Professora, uma biruta no aeroporto não tem utilidade nenhuma. Só serviria para atrapalhar o serviço dos outros!

    Se você não entendeu a pergunta da professora e acha que ela é que estava biruta, ainda não sabe que esse termo não é só sinônimo de doido ou maluco: é também o nome de um instrumento usado nos aeroportos para indicar aos pilotos a direção e a velocidade dos ventos.

    A biruta mede de 1 a 2 metros de comprimento, tem a forma de um cone e é feita de tecido finco, o que lhe permite variar de forma conforme a intensidade do vento. Se o vento é suave, ela fica inclinada e um pouco curva; se é forte, mantém-se esticada na horizontal.

MENANDRO, Ricardo. “Revista Ciência Hoje das Crianças”. Ano 12, n. 91, maio de 1999, p.12.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “– Bem, agora que vocês já conhecem um avião de perto […]”, o pronome de tratamento destacado faz parte da linguagem:

a) regional

b) informal

c) técnica

d) culta

 

Questão 2 –  Na parte “[….] não sabe que esse termo […]”, o pronome demonstrativo “esse”:

a) complementa um termo.

b) explica um termo.

c) anuncia um termo.

d) retoma um termo.

 

Questão 3 –  No trecho “[…] acha que ela é que estava biruta […]”, o pronome pessoal “ela” ocupa o lugar de um termo dito anteriormente. Identifique-o:

 R.

 

Questão 4 – No segmento “[…] o que lhe permite variar de forma […]”, o pronome grifado retoma:

a) “a biruta”

b) “um cone”

c) “tecido”

d) “o vento”

 

Questão 5 – Observe a pergunta feita pela professora:

“[…] eu gostaria que alguém me respondesse qual a utilidade da biruta nos aeroportos?

 

Agora, relacione seguindo a orientação:

(1) “eu”                                                                      

(2) “alguém”                                                          

(3) “me”                                                               

(4) “qual”                                                               

 

(     ) pronome indefinido

(     ) pronome pessoal oblíquo

(     ) pronome interrogativo

(     ) pronome pessoal reto

 

Questão 6 – Assinale a frase em que o pronome relativo grifado foi corretamente empregado:

a) Este é o instrumento cuja a finalidade a turma desconhecia.

b) Aquela é a professora que nos apresentou a biruta!

c) Este é o instrumento que a professora se referiu?

d) Aquele é o aeroporto onde

 

Questão 7 – Corrija as frases acima, atentando-se para o uso correto dos pronomes relativos:

R.

 

Questão 8 – Na oração “Nossa professora nos proporcionou uma experiência biruta!”, o pronome evidenciado exprime a ideia de:

a) tempo

b) lugar

c) posse

d) modo

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário