Atividade de português, indicada a alunos do nono ano do ensino fundamental e também para alunos do ensino médio, com atividade de produção de texto dissertativo – argumentativo.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português: Produção de texto dissertativo-argumentativo – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Produção de texto dissertativo-argumentativo – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Produção de texto dissertativo-argumentativo – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Produção Textual – Proposta
Leia os textos abaixo e, em seguida, faça a produção textual de acordo com a proposta solicitada.
Texto I
Ciberativismo:Ativismo nasce nas redes e mobiliza as ruas do mundo. O ciberativismo é um termo recente e consiste na utilização da internet por grupos politicamente motivados que buscam difundir informações e reivindicações com o objetivo de buscar apoio, debater e trocar informação, organizar e mobilizar indivíduos para ações, dentro e fora da rede. Exemplos desse tipo de ativismo vão desde petições online, criação de sites denúncia sobre uma determinada causa, organização e mobilização de protestos e atos que aconteçam fora da rede.
Casos recentes
Embora as primeiras formas de ativismo online datem do início da década de 1990,movimentos recentes no Brasil e no mundo vem mostrando o potencial dessa nova forma de reorganização.
No Irã, por exemplo, em 2009, o Twitter se mostrou um importante campo de batalha no ambiente virtual, após a reeleição suspeita de fraude do então presidente Mahmoud Ahmadinejad, que gerou protestos e confrontos com a polícia iraniana. Com comícios proibidos, os iranianos utilizaram o Twitter e o YouTube para mostrar ao mundo o que realmente estava acontecendo.
O celular e as redes sociais também se mostraram uma poderosa “arma” nos protestos de junho de 2013 no Brasil. Apostando na dinâmica rede-rua, foi pelo Facebook que os organizadores do MPL (Movimento Passe Livre) conseguiram a adesão de centenas de milhares de pessoas, sendo que boa parte delas participou dos protestos nas ruas de diversas cidades brasileiras.
http://vestibular.uol.com.br/
Texto II
Ativismo em mídias é exercício de cidadania , diz pesquisadora. Para Neli de Mell0 Théry as pessoas podem e devem pressionar om poder público pelas causas socioambientais na internet(…)
Participação na WEB
Alex Piaz, do Instituto Socioambiental (ISA), lembrou-se do sucesso do movimento Gota D’Água, que conseguiu colocar, por uma semana, o debate sobre Belo Monte no imaginário das pessoas. O vídeo da campanha teve mais de cinco milhões de visualizações, e a petição conseguiu mais de 1,5 milhão de assinaturas.
“Com a emergência das mídias, qualquer pessoa pode ser ativista. Mas o Facebook e a mídia social não são heróis. A menos que você esteja conectado a pessoas com o mesmo interesse, a ação não terá efeito”, disse.
Segundo Ramirez, as redes sociais ajudam a viralizar e a acelerar um projeto, mas a mídia social não existe sem a presencial. “É preciso tirar um pouco do glamour que colocamos nas redes. Tudo fica superficial na internet”, afirmou.
O coordenador de web do Greenpeace, Élcio Figueiredo, reforçou a fala de Ramirez e disse que para toda ação da ONG é preciso ser feito um trabalho de pesquisa nas ruas. “Sem ele, não há como atuar no mundo digital”.
http://vestibular.uol.com.br/
Texto III
Com base nesses textos e nos seus conhecimentos, escreva um texto expositivo-argumentativo com, no mínimo, 20(vinte) linhas, na modalidade culta da Língua Portuguesa, sobre o tema:
Ativismo em redes sociais é exercício de cidadania?
A partir desse tema, argumente sobre o ativismo em redes sociais ocorridas em nosso país, dê sua opinião e justifique o seu ponto de vista. Apresente um título ao texto. Elementos de correção: coesão, coerência, pontuação, parágrafo, título e características do tipo textual expositivo- argumentativo.
Boa Produção!
Por Rosiane Fernandes Silva