Atividade de português, indicada para os alunos do 9º ano, propõe o estudo do pretérito perfeito e do pretérito imperfeito, tomando-se como referência, fragmento do romance O meu de laranja-lima, escrito por José Mauro de Vasconcelos.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Pretérito perfeito e imperfeito – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pretérito perfeito e imperfeito – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pretérito perfeito e imperfeito – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia este trecho do romance O meu pé de laranja-lima:
Ela falava com uma voz cansada, cansada. E eu estava com muita pena dela. Mamãe nasceu trabalhando. Desde os seis anos de idade, quando fizeram a Fábrica, que puseram ela trabalhando. Sentavam mamãe bem em cima de uma mesa e ela tinha de ficar limpando e enxugando ferros. Era tão pequenininha que fazia molhado em cima da mesa porque não podia descer sozinha… Por isso, ela nunca foi à Escola, nem aprendeu a ler. Quando eu escutei essa história dela, fiquei tão triste que prometi que, quando fosse poeta e sábio, eu ia ler minhas poesias para ela…
José Mauro de Vasconcelos. O meu de laranja-lima. São Paulo: Melhoramentos, 2004.
Questão 1 – Na parte “Ela falava com uma voz cansada, cansada. E eu estava com muita pena dela.”, os pronomes sublinhados referem-se a quem?
Questão 2 – Em “[…] e ela tinha de ficar limpando […]”, a locução verbal destacada indica:
a) desejo
b) hipótese
c) obrigação
d) promessa
Questão 3 – Na passagem “Ela falava com uma voz cansada, cansada.”, o verbo no pretérito imperfeito sinaliza uma ação:
a) ocorrida em um passado remoto.
b) já finalizada.
c) concluída em um passado recente.
d) habitual no passado.
Questão 4 – Registra-se o emprego do pretérito perfeito no seguinte trecho:
a) “Desde os seis anos de idade, quando fizeram a Fábrica […]”
b) “Sentavam mamãe bem em cima de uma mesa […]”
c) “[…] que fazia molhado em cima da mesa […]”
d) “[…] eu ia ler minhas poesias para ela…”
Questão 5 – “[…] ela nunca foi à Escola, nem aprendeu a ler.”, o termo grifado exprime:
a) adição
b) oposição
c) conclusão
d) condição
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.