Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora o pretérito perfeito. Vamos analisar esse tempo verbal no texto sobre o escocês Alexander Graham Bell? Então, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Pretérito perfeito – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pretérito perfeito – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pretérito perfeito – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Curiosidade do dia
O escocês Alexander Graham Bell, aniversariante do dia, seguiu os passos de seu pai e de seu avô e dedicou-se a melhorar a comunicação com deficientes auditivos. Mas, afinal, o que _______ ele de importante? Inventou o telefone, oras! E esse aparelho, que não nos deixa imaginar como seria a vida sem ele, impulsionou a criação de outros, tão presentes em nosso dia a dia: pager, fax, telefone celular…
Disponível em:
<https://www.guiadoscuriosos.com.br/>.
Acesso em: 03 de março de 2021.
Questões
Questão 1 – Grife o verbo no pretérito perfeito a seguir:
“O escocês Alexander Graham Bell, aniversariante do dia, seguiu os passos de seu pai […]”
Questão 2 – O verbo grifado acima está no pretérito perfeito para indicar:
( ) uma ação possível no passado.
( ) uma ação concluída no passado.
( ) uma ação inacabada no passado.
Questão 3 – No trecho “[…] e dedicou-se a melhorar a comunicação com deficientes auditivos.”, o verbo no pretérito perfeito foi empregado na voz:
( ) ativa.
( ) passiva.
( ) reflexiva.
Questão 4 – Complete o espaço com o verbo “fazer” no pretérito perfeito:
“Mas, afinal, o que _______ ele de importante?”
Questão 5 – Na passagem “Inventou o telefone, oras!”, o sujeito do verbo no pretérito perfeito é:
( ) oculto.
( ) simples.
( ) indeterminado.
Questão 6 – Os verbos no pretérito perfeito no texto referem-se:
( ) à 1ª pessoa do singular.
( ) à 2ª pessoa do singular.
( ) à 3ª pessoa do singular.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
1 comentário
EU PRECISO DE ATIVIDADES DE História dos 6º e 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º BIMESTRE