Atividade de português: Predicação verbal – 2º ano do ensino médio

    Atividade de português, voltada para os alunos do segundo ano do ensino médio, explora a predicação verbal. Verbo de ligação, verbo intransitivo, verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto! O que eles indicam? Vamos analisar os tipos de verbo no predicado? Para tal, responda às variadas questões que se referem ao curioso texto Qual a diferença entre coelhos e lebres?

   Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Qual a diferença entre coelhos e lebres?

    Muita gente já deve ter confundido coelho e lebre, pois os simpáticos bichinhos são realmente muito parecidos.

    As duas espécies pertencem a ordem lagomorfa e a principal diferença está no tamanho do corpo e das orelhas dos animais.

    Os coelhos são menores e têm orelhas curtas, enquanto as lebres, maiores, têm orelhas que podem ficar maiores do que suas cabeças. Elas também têm grandes patas traseiras e maior resistência, fator que as tornam mais ágeis.

    Outra diferença é percebida quando eles ainda são bebês: enquanto os coelhinhos nascem pelados e cegos, os filhotes de lebres nascem peludos e com os olhos bem abertos.

    E mais: o período de gestação dos coelhos dura de 28 a 32 dias, podendo nascer até 15 filhotes. Já para a lebre, o tempo chega a 40 dias e nascem, no máximo, 4 bebês de cada vez.

    Além disso, coelhos fazem ninho subterrâneo e lebres, na superfície.

    Pronto, acabou a confusão!

Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique com um traço o verbo que compõe esta parte do texto:

“As duas espécies pertencem a ordem lagomorfa […]”

 

Nessa parte, o verbo exigiu complemento com preposição. Por isso, ele é:

(     ) intransitivo.

(     ) transitivo direto.

(     ) transitivo indireto.

 

Questão 2 – No segmento “Os coelhos são menores […]”, o verbo liga ao sujeito um predicativo, que exprime:

(     ) um estado.

(     ) um modo de ser.

(     ) uma característica.

 

Questão 3 – Classifique os verbos sublinhados no que se refere à predicação, numerando conforme a orientação:

(  1 ) Verbo de ligação

(  2 ) Verbo intransitivo

(  3 ) Verbo transitivo direto

(  4 ) Verbo transitivo indireto

 

(     ) “[…] os simpáticos bichinhos são realmente muito parecidos.”

(     ) “[…] as lebres, maiores, têm orelhas que podem ficar maiores […]”

(     ) “[…] os filhotes de lebres nascem peludos […]”

(     ) “Já para a lebre, o tempo chega a 40 dias […]”

 

Questão 4 – Os verbos classificados na questão anterior estão no modo indicativo. Com isso, eles expressam:

(     ) certezas.

(     ) hipóteses.

(     ) recomendações.

 

Questão 5 – No trecho “[…] fator que as tornam mais ágeis.”, o pronome “as” acompanha o verbo de ligação “tornam”, retomando:

(     ) “as lebres”.

(     ) “suas cabeças”.

(     ) “patas traseiras”.

 

Questão 6 – Releia este período do texto:

“Além disso, coelhos fazem ninho subterrâneo e lebres, na superfície.”

 

Pode-se afirmar que a última vírgula indica:

(     ) a elipse de um verbo transitivo direto.

(     ) a inserção de um verbo transitivo direto.

(     ) a intercalação de um verbo transitivo direto.

 

Questão 7 – Em “Pronto, acabou a confusão!”, o sujeito do verbo transitivo direto “acabou” é:

(     ) oculto.

(     ) simples.

(     ) indeterminado.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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