Início Série4º ano Atividade de português: Pontuação – 4º ano

Atividade de português: Pontuação – 4º ano

por Equipe acessaber

    Atividade de língua portuguesa, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o uso da pontuação.

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Viagem ao interior

    Rosinha morava na cidade e só havia ido ao sítio da Vó Maria quando era bem pequena. Nas férias, sua família foi visitar a avó no campo.
    – Que bom que vocês vieram, exclama a avó super feliz, finalmente vou poder mostrar a vocês minha criação de aves premiadas.
    A menina, que não convivia com aquele tipo de seres, ficou maravilhada, encantada e… pensativa (mas que galinhas mais esquisitas!). De repente, passeando pelos arredores do sítio, ela viu um pavão majestoso abrindo a cauda colorida. Voltou “voando” para casa e, toda alegre, avisou:
    – Vovó, vovó, uma de suas galinhas está “dando flor”!!!

Questões

1) Releia o 2º parágrafo. Com uma cor sublinhe a fala da personagem e com outra a fala do narrador. Observe e responda:

a) Qual é a função da vírgula no 2º parágrafo?
R.

 

b) Que pontuação poderia ter sido utilizada nesse trecho com a mesma função da vírgula?
R.

2) Observe as expressões abaixo:

– Voltou “voando” para casa.
– Uma de suas galinhas está “dando flor”.

Responda:
a) A presença das aspas na palavra “voando” acrescenta um novo sentido a ela. Qual é ele?
R.

 

b) O que a menina quis dizer com a expressão “dando flor”?
R.

 

c) Escreva a função das aspas na expressão “dando flor”.
R.

 

3) Releia o início do 3º parágrafo:

A menina, que não convivia com aquele tipo de seres, ficou maravilhada, encantada e… pensativa (mas que galinhas mais esquisitas!).

a) Por que o autor usou os parênteses nesse trecho?
R.

 

b) Nesse mesmo trecho foram usadas reticências (…) depois do e. Imagine que o trecho estivesse escrito assim:

A menina, que não convivia com aquele tipo de seres, ficou maravilhada, encantada e pensativa (mas que galinhas mais esquisitas!).

O trecho causaria a mesma sensação no leitor sem as reticências?
R.

 

c) Escreva qual é a diferença (se houver) entre as sensações causadas pelo uso ou não das reticências nesse trecho.
R.

 

 

Por Camila Farias.

As respostas estão no link acima do cabeçalho

3 comentários

cleuda 8 de maio - 11:45

Parabens!
Fiquei encantada com o trabalho de vocês.
Que Deus continue abençoando a todos.

Responder
Ana Lucia Pinheiro 25 de novembro - 22:28

Obrigada, por vocês facilitar a vida do professor,estou imensamente grata.Deus lhes recompense.

Responder
Gilberto Rocha 9 de setembro - 6:33

parabens pelo excelente trabalho, esta me ajudando a reforçar o conteúdo com minha filha.
muito obrigado por disponibilizar esse rico material.

Responder

Deixe um Comentário