Atividade de língua portuguesa, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino médio, com questões desenvolvidas sobre o uso da pontuação.
Você pode baixar esta exercício de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Pontuação – 3º ano ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pontuação – 3º ano ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pontuação – 3º ano ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Pontuação
1) Nas duas sequências a seguir ocorrem três enunciados. Um deles está em ordem direta, dispensando a vírgula. Em dois deles há uma inversão ou uma intercalação. Coloque a vírgula para assinalar a inversão ou a intercalação.
I. a) Alexandre Flemming inventou a penicilina por acaso.
b) Por acaso Alexandre Flemming inventou a penicilina.
c) Alexandre Flemming por acaso inventou a penicilina.
II. a) No dia 13 de março de 2008 o trânsito de São Paulo registrou 186km de congestionamento.
b) O trânsito de São Paulo registrou 186km de congestionamento no dia 13 março de 2008.
c) O trânsito de São Paulo no dia 13 de março de 2008 registrou 186km de congestionamento.
2) A função mais comum da vírgula é indicar que dois termos da frase são vizinhos, mas não ligados sintaticamente entre si. Em razão disso, não faz sentido usar vírgula entre palavras ou expressões justapostas e interligadas. Assinale a alternativa em que a vírgula não tem cabimento por estar separando dois termos interligados sintaticamente.
a) Muitas vezes, um rei provoca a guerra para seu proveito.
b) Nenhum ovo, antes do prazo, produz filhotes sadios.
c) O percurso entre um plano e sua execução, custa sacrifício e teimosia.
d) Prezado amigo, todos aqui esperam sua pronta recuperação.
e) Só o verdadeiro dono do poder, o povo, pode depor um presidente eleito num regime democrático.
3) Observe os três enunciados que seguem:
I. Moradores da zona rural brasileira reclamam de falta de recursos básicos para o seu bem-estar; os da cidade, da insegurança.
II. Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792. É executado Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
III. Os urbanistas têm proposto para São Paulo cobrança de pedágio, proibição de estacionamento em ruas movimentadas, rodízio entre placas pares e ímpares, proibição de carros com um único passageiro, melhora do transporte coletivo, etc.
Considerando o uso da vírgula, está (estão) correto(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) I, II e III.
e) Apenas I e II.
4) Observe o seguinte enunciado:
Se os homens soubessem o valor que têm suas mulheres viveriam a seus pés.
Com o uso de uma vírgula, pode-se estabelecer uma divisão diferente entre as duas orações desse período, e o sentido resultante fica completamente alterado. Faça esse trabalho.
R.
5) Além da utilidade para separar termos de uma oração, a vírgula é também usada para separar orações entre si. Convém, no entanto, lembrar que não são todas as orações que se separam por vírgula. Assinale a alternativa em que a vírgula entre orações não está de acordo com as normas da língua escrita.
a) Os mais tradicionais dizem, que as pessoas são educadas com o castigo e a punição.
b) Se o povo apreciasse mais a literatura, não existiria tanta ignorância solta em todo esse grande mundo.
c) A angústia de um condenado torna-se visível, quando ele vai à cadeira elétrica.
d) O meu mundo interior, penso eu, seria igual ao de todos da minha idade.
e) Todas essas qualidades não são inventadas, elas existem na vida real.
Por Camila Farias.