Atividade de português, focada nos alunos ao nono ano do ensino fundamental, sobre período simples. Vamos analisar esse período no texto fragmento de “A menina que roubava livros”? Para tanto, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Período simples – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Período simples – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Período simples – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Fragmento de “A menina que roubava livros”
Quase um mês depois do reinício das aulas, ela foi transferida para a série do seu nível apropriado. Talvez você imagine que foi por causa de sua melhora na leitura, mas não foi. Apesar do avanço ela continuava a ler com grande dificuldade. Havia frases espalhadas por toda parte. As palavras a lubridiavam. A razão de ela ter sido promovida tem mais a ver com o fato de Liesel ter se tornado diruptiva na turma dos mais novos. Respondia a perguntas dirigidas a outras crianças e interrompia. […]
ZUSAK, Markus.
A menina que roubava livros. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008, p. 54.
Questões
Questão 1 – Identifique o período simples:
( ) “Quase um mês depois do reinício das aulas, ela foi transferida para a série do seu nível […]”
( ) “Talvez você imagine que foi por causa de sua melhora na leitura, mas não foi.”
( ) “Respondia a perguntas dirigidas a outras crianças e interrompia.”
Questão 2 – Por que o período identificado anteriormente é simples?
Questão 3 – O período simples a seguir foi transcrito sem a vírgula. Coloque-a:
“Apesar do avanço ela continuava a ler com grande dificuldade.”
Questão 4 – Observe:
“Havia frases espalhadas por toda parte.”
Nesse período simples, o sujeito é:
( ) oculto.
( ) inexistente.
( ) indeterminado.
Questão 5 – No período simples “As palavras a lubridiavam.”, o vocábulo destacado foi empregado para:
( ) retomar.
( ) anunciar.
( ) complementar.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.