Início Série8º ano Atividade de português: Período – 8º ano

Atividade de português: Período – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda período. Vamos analisá-lo no texto Sólido, líquido, gasoso e outras possibilidades? Para tanto, responda às questões propostas! BNCC 8º ano: EF08LP05, EF08LP06, EF08LP07, EF08LP08, EF08LP09, EF08LP10, EF08LP11 e EF08LP12.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Sólido, líquido, gasoso e outras possibilidades

    O estado físico da água muda com a temperatura. Se ela está líquida e a sua temperatura aumenta ela evapora, vira gás, vapor. Se a sua temperatura diminui, o vapor vira líquido de novo. E se o líquido é resfriado o suficiente – como acontece em locais muito frios, como o congelador ou o polo Sul e o polo Norte – vira gelo. Se a temperatura aumenta, o gelo derrete e a água volta a ser líquida.

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_212.pdf>. (Fragmento).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“O estado físico da água muda com a temperatura.”

 Esse período é simples. Por quê?

 

Questão 2 – O período abaixo foi transcrito sem uma vírgula. Coloque-a:

“Se ela está líquida e a sua temperatura aumenta ela evapora, vira gás, vapor.”

 

Questão 3 – Sublinhe a conjunção no período composto:

 “Se a sua temperatura diminui, o vapor vira líquido de novo.”

 

Questão 4 – A conjunção sublinhada anteriormente inicia uma oração, chamada de:

(     ) absoluta.

(     ) coordenada.

(     ) subordinada.

 

Questão 5 – Observe:

“E se o líquido é resfriado o suficiente – como acontece em locais muito frios, como o congelador ou o polo Sul e o polo Norte – vira gelo.”

Identifique a função dos travessões nesse período composto:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário