Início Série8º ano Atividade de português: Palavras oxítonas – 8º ano

Atividade de português: Palavras oxítonas – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda palavras oxítonas. Que tal analisá-las no texto sobre o cauré? Para isso, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Conheça o cauré: falcão caça morcegos e ocorre em todo o Brasil

Ave de rapina caça durante à noite e, durante o dia, protege o território.

    Você conhece o cauré (Falco rufigularis)? Esse pequeno falcão tem o tamanho de uma régua – mede cerca de 30 centímetros, caça durante à noite e, durante o dia, protege o território.

   A espécie ocorre em áreas de florestas semiabertas, clareiras e beira de rios. Está presente em todo o país e também pode ser vista do México à Bolívia e no norte da Argentina.

   De plumagem preta, peito e barriga listrados de branco, o cauré tem as laterais do pescoço amarelo-ferrugem ou brancas.

Thaís Pimenta. “Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/>. (Fragmento com corte).

 

Questões

Questão 1 – Acentua-se o vocábulo “cauré” porque ele é:

(     ) proparoxítono.

(     ) oxítono terminado em “e”.

(     ) paroxítono terminado em ditongo.

 

Questão 2 – Assinale o vocábulo, usado no texto, acentuado pela mesma razão de “cauré”:

(     ) “Você”.

(     ) “território”.

(     ) “espécie”.

 

Questão 3 – Aponte o trecho em que a palavra acentuada grifada é oxítona:

(     ) “Esse pequeno falcão tem o tamanho de uma régua […]”

(     ) “[…] mede cerca de 30 centímetros […]”

(     ) “Está presente em todo o país […]”

 

Questão 4 – Observe:

“[…] também pode ser vista do México à Bolívia e no norte da Argentina.”

Nessa passagem, há uma palavra oxítona acentuada. Identifique-a:

(     ) “também”.

(     ) “México”.

(     ) “Bolívia”.

 

Questão 5 – Informe a razão da acentuação da palavra oxítona identificada acima:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário