Início Atividades Atividade de português: Os conectivos e seus efeitos de sentido “Clarice Lispector” – Ensino médio

Atividade de português: Os conectivos e seus efeitos de sentido “Clarice Lispector” – Ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de Português, direcionada aos estudantes do Ensino Médio, visando ao estudo dos conectivos na construção de máximas escritas por Clarice Lispector. 

    Você pode fazer o download desta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Os conectivos e os seus efeitos de sentido

    Há diversificados elementos que são utilizados no encadeamento das ideias em um texto, formando um todo articulado e harmônico. Com o intuito de se perceber a importância dos conectivos, propõe-se a leitura de máximas de Clarice Lispector. No espaço indicado, complete com o conectivo adequado e, em seguida, explicite o sentido expresso por ele no contexto de cada máxima:

conectores

 

1) “Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo ____________ de chuvas tempestivas ____________ das grandes ventanias soltas, _____________ eu também sou o escuro da noite.”

Efeito de sentido: __________________________________ 

 

2) “Que ninguém se engane, __________ se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”.

Efeito de sentido: __________________________________

 

3) “Sou como você me vê. Posso ser leve ___________ uma brisa ou forte ___________ uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.”.

Efeito de sentido: __________________________________

 

4) “Não quero ter a terrível limitação de quem vive _____________do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.”.

Efeito de sentido: __________________________________

 

5) “… estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, _____________ não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda.”.

Efeito de sentido: __________________________________

Máximas disponíveis em:  <http://pensador.uol.com.br>. 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário