Atividade de Português, direcionada aos estudantes do Ensino Médio, visando ao estudo dos conectivos na construção de máximas escritas por Clarice Lispector.
Você pode fazer o download desta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português: Os conectivos e seus efeitos de sentido “Clarice Lispector” – Ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Os conectivos e seus efeitos de sentido “Clarice Lispector” – Ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Os conectivos e seus efeitos de sentido “Clarice Lispector” – Ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Os conectivos e os seus efeitos de sentido
Há diversificados elementos que são utilizados no encadeamento das ideias em um texto, formando um todo articulado e harmônico. Com o intuito de se perceber a importância dos conectivos, propõe-se a leitura de máximas de Clarice Lispector. No espaço indicado, complete com o conectivo adequado e, em seguida, explicite o sentido expresso por ele no contexto de cada máxima:
1) “Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo ____________ de chuvas tempestivas ____________ das grandes ventanias soltas, _____________ eu também sou o escuro da noite.”
Efeito de sentido: __________________________________
2) “Que ninguém se engane, __________ se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”.
Efeito de sentido: __________________________________
3) “Sou como você me vê. Posso ser leve ___________ uma brisa ou forte ___________ uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.”.
Efeito de sentido: __________________________________
4) “Não quero ter a terrível limitação de quem vive _____________do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.”.
Efeito de sentido: __________________________________
5) “… estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, _____________ não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda.”.
Efeito de sentido: __________________________________
Máximas disponíveis em: <http://pensador.uol.com.br>.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.