Início Série8º ano Atividade de português: Modos do verbo – 8º ano

Atividade de português: Modos do verbo – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano, sobre modos do verbo. Vamos analisá-los no texto Desvio da luz? Para tanto, responda às questões propostas! BNCC 8º ano: EF08LP01, EF08LP02 e EF08LP03.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Desvio da luz

    Reparou que raios de luz tiveram sua trajetória desviada pelo copo com água? Dê uma olhada para cima: você vai conseguir ver os feixes de luz se juntando no final da caixa. Se isso não aconteceu, mova um pouco o copo para frente ou para trás, até que os raios se cruzem. Isso acontece porque tanto a água quanto o vidro têm a capacidade de desviar os raios de luz, se atingidos no ângulo certo.

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_260.pdf>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Em “Dê uma olhada para cima […]”, o verbo está no modo imperativo, pois exprime:

(     ) uma certeza.

(     ) uma orientação.

(     ) uma possibilidade.

 

Questão 2 – Identifique o segmento que contém um verbo no modo subjuntivo:

(     ) “[…] você vai conseguir ver os feixes […]”

(     ) “Se isso não aconteceu […]”

(     ) “[…] até que os raios se cruzem.”

 

Questão 3 – Observe:

 “[…] mova um pouco o copo para frente ou para trás […]”

Cite um verbo no modo imperativo com o mesmo sentido do que foi empregado nesse trecho:

 

Questão 4 – Sublinhe o verbo no modo indicativo na passagem:

“[…] tanto a água quanto o vidro têm a capacidade […]”

 

Questão 5 – O verbo no modo indicativo sublinhado anteriormente refere-se à:

(     ) 1ª pessoa do plural.

(     ) 2ª pessoa do plural.

(     ) 3ª pessoa do plural.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário