Início Atividades Atividade de português: Mas e mais – 8º ano

Atividade de português: Mas e mais – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, visa ao estudo do emprego de “mas” e “mais”, que comumente suscita dúvidas, na construção do texto “Exercite seu cérebro!”. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Exercite seu cérebro!

    Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente? Com o passar dos anos, a velocidade de processamento da informação diminui, mas esse declínio pode ser compensado com a experiência adquirida. Um cérebro sempre ativo é mais confiável e suporta mais sobrecargas de tarefas, gerando menos brancos e lapsos.

    Atividades como sudoku, palavras cruzadas e busca-palavras são muito úteis para quem quer manter o cérebro ativo e eficaz, aumentando a capacidade de armazenar informações e de gerar respostas mais rápidas e acertadas até para os problemas do dia a dia.

“Almanaque – Onde está a palavra?”. São Paulo: Escala, p. 3. 

 

Questão 1 – No título “Exercite seu cérebro!”, o tom criado pelo imperativo é o de:

a) ordem

b) conselho

c) convite

d) pedido

 

Questão 2 – A passagem “[…] a velocidade de processamento da informação diminui, mas esse declínio […]” foi corretamente reescrita em:

a) “[…] a velocidade de processamento da informação diminui, pois esse declínio […]”

b) “[…] a velocidade de processamento da informação diminui, por isso esse declínio […]”

c) “[…] a velocidade de processamento da informação diminui, conforme esse declínio […]”

d) “[…] a velocidade de processamento da informação diminui, no entanto esse declínio […]”

 

Questão 3 – Na parte “Um cérebro sempre ativo é mais confiável […]”, o termo grifado indica:

a) adição

b) oposição

c) intensidade

d) comparação

 

Questão 4 – Em “Com o passar dos anos, a velocidade de processamento da informação diminui […]”, a vírgula foi empregada para:

a) isolar expressão adverbial.

b) separar frase.

c) intercalar termo.

d) introduzir enumeração.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário