Atividade de português: Crase – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre a crase. Vamos estudar esse conteúdo por meio do texto A fé na África? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A fé na África

    A religião mais difundida na África é o islamismo. No continente, existem cerca de 260 milhões de fiéis. Em segundo lugar, em número de adeptos, vem o cristianismo, com 220 milhões de praticantes na África, divididos, aproximadamente, meio a meio entre protestantes e católicos. Por fim, mais de 100 milhões de pessoas pertencem a religiões tradicionais africanas, que têm como principal característica o fato de serem muito ligadas à natureza, com divindades associadas ____ chuvas, _____ fertilidade da terra, aos rios, etc.

    É importante registrar que grande número de muçulmanos e cristãos, embora pertençam a outras religiões, também seguem esses preceitos das religiões tradicionais africanas.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 168. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>.

Questões

Questão 1 – Em “[…] mais de 100 milhões de pessoas pertencem a religiões tradicionais africanas […]”, a crase é:

(     ) proibida.

(     ) facultativa.

(     ) obrigatória.

 

Questão 2 – Justifique a resposta dada na questão anterior:

 

 

Questão 3 – Segundo a norma culta da Língua Portuguesa, não se usa crase em locuções formadas com palavras repetidas. Identifique no texto uma locução que se encaixa nessa regra:

 

 

Questão 4 – No trecho “[…] o fato de serem muito ligadas à natureza […]”, ocorre a crase porque há a contração da preposição “a” com:

(     ) o artigo definido “a”.

(     ) o pronome pessoal “a”.

(     ) o pronome demonstrativo “a”.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] com divindades associadas ____ chuvas, _____ fertilidade da terra, aos rios, etc.”, os espaços devem ser preenchidos com:

(     ) “as” e “a”.

(     ) “às” e “à”.

(     ) “as” e “à”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: