Interpretação de texto: A galinha trabalhadora – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a galinha trabalhadora. Felícia era uma galinha carinhosa e abnegada. Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A galinha trabalhadora

    Felícia era uma galinha carinhosa e abnegada. Seu pai tinha acabado de morrer e agora era a mãe que se encontrava gravemente doente. Quanta tristeza!

    Sem hesitar por um só momento, nossa heroína deixou temporariamente os estudos, nos quais ia muito bem, para poder trabalhar. Precisava ganhar muito dinheiro para poder curar sua mãe.

    Não se importou de trabalhar muitas horas por dia. O importante para ela era poder voltar para casa, depois de um dia de trabalho, e poder cuidar com desvelo de sua mãe. Lavava a roupa, limpava a casa, preparava o jantar, sempre sorrindo e sem queixas. Pelo contrário, sentia-se orgulhosa por poder ajudar a sua mãe. Por isso, todos a admiravam.

    Quando sua mãe melhorou, Felícia, muito feliz, retornou aos estudos. Continuava trabalhando e estudando, e cuidando sempre de sua velha mãe. Depois de alguns anos, chegou a ser uma brilhante engenheira. Sua bondade tinha feito com que triunfasse.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-02-22/a-galinha-trabalhadora.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o trecho em que o narrador apresenta a protagonista da história:

(     ) “Felícia era uma galinha carinhosa e abnegada.”

(     ) “[…] nossa heroína deixou temporariamente os estudos […]”

(     ) “Sua bondade tinha feito com que triunfasse.”

 

Questão 2 – Em “Quanta tristeza!”, o narrador faz:

(     ) uma descrição.

(     ) um comentário.

(     ) uma advertência.

 

Questão 3 – Na passagem “Precisava ganhar muito dinheiro para poder curar sua mãe.”, o termo destacado introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 4 – Segundo a história, “todos admiravam Felícia” porque ela:

(     ) “não se importou de trabalhar muitas horas por dia”.

(     ) “sentia-se orgulhosa por poder ajudar a sua mãe”.

(     ) “chegou a ser uma brilhante engenheira”.

 

Questão 5 – Na parte “O importante para ela era poder voltar para casa, depois de um dia de trabalho, e poder cuidar com desvelo de sua mãe.”, a expressão grifada significa:

(     ) “com alegria”.

(     ) “com paciência”.

(     ) “com dedicação”.

 

Questão 6 – Sublinhe os verbos neste fragmento da história:

“Lavava a roupa, limpava a casa, preparava o jantar […]”

Os verbos sublinhados exprimem:

(     ) ações de Felícia.

(     ) estados de Felícia.

(     ) características de Felícia.

 

Questão 7 – Na frase “Quando sua mãe melhorou, Felícia, muito feliz, retornou aos estudos.”, a palavra destacada foi usada para:

(     ) definir.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 8 – No segmento “Continuava trabalhando e estudando, e cuidando sempre de sua velha mãe.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 9 – A história sobre a galinha trabalhadora tem a intenção de:

(     ) dar uma notícia.

(     ) debater um assunto.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: