Atividade de português, voltada para os alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre a crase. Que tal analisar situações de uso e não uso da crase? Para tanto, responda às variadas questões que se baseiam no texto Documentário aborda rotina de trabalho em base na Antártica. Em “[…] ter acesso ____ informações que possibilitam o aprimoramento […]”, o espaço deve ser preenchido com “a”, “à”, “a” ou “à”? Vamos ao desafio?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também as atividades respondidas.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Crase – 1º ano do Ensino Médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Crase – 1º ano do Ensino Médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Crase – 1º ano do Ensino Médio – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Documentário aborda rotina de trabalho em base na Antártica
Série da Petrobras retrata trabalhadores em condições extremas
A Petrobras está lançando a série chamada “Limiar: Fronteiras do Conhecimento”, com pequenos documentários que mostram a rotina de quem trabalha em locais fora do comum e em condições extremas.
O primeiro episódio da série mostra o trabalho dos pesquisadores na Estação Antártica Comandante Ferraz que será reinaugurada logo mais às 20h30. A equipe do documentário viajou 12 mil quilômetros e conversou com pesquisadores e outros integrantes do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) sobre as particularidades da Antártica, onde as temperaturas podem chegar a 50 graus Celsius negativos.
A base, operada pela Marinha, recebe apoio da Petrobras por meio do Proantar. Na estação são realizadas pesquisas científicas nas áreas ambiental, meteorológica, biodiversidade e química. O acordo permite à companhia participar de pesquisas e ter acesso ____ informações que possibilitam o aprimoramento dos modelos de previsão meteorológica, de ondas e correntes marinhas utilizados pela companhia.
Em outro episódio, a série mostra o trabalho de profissionais que atuam na produção de petróleo e gás em águas ultraprofundas, a mais de 300 quilômetros da costa.
De acordo com a gerente executiva de Comunicação e Marcas da Petrobras, Flavia da Justa, “a ideia é apresentar onde atuamos no limiar do conhecimento humano e como a tecnologia, aliada sempre a segurança, nos levou a sermos tão eficientes mesmo em ambientes tão desafiadores”.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/>. (Com corte). Acesso em: 15 de janeiro de 2020.
Questões
Questão 1 – Em “[…] na Estação Antártica Comandante Ferraz que será reinaugurada logo mais às 20h30.”, a crase compõe uma expressão que indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 2 – Na passagem “[…] podem chegar a 50 graus Celsius negativos.”, a crase é:
( ) proibida.
( ) facultativa.
( ) obrigatória.
Questão 3 – No segmento “O acordo permite à companhia participar de pesquisas […]”, a crase ocorre porque há fusão da preposição “a”:
( ) com o artigo definido “a”.
( ) com o pronome demonstrativo “a”.
( ) com o pronome pessoal oblíquo “a”.
Questão 4 – No fragmento “[…] ter acesso ____ informações que possibilitam o aprimoramento […]”, o espaço deve ser preenchido com:
( ) “a”.
( ) “à”.
( ) “a” ou “à”.
Questão 5 – Empregue, se necessário, a crase no período abaixo:
“Em outro episódio, a série mostra o trabalho de profissionais que atuam na produção de petróleo e gás em águas ultraprofundas, a mais de 300 quilômetros da costa.”
Questão 6 – Releia:
“a ideia é apresentar onde atuamos no limiar do conhecimento humano e como a tecnologia, aliada sempre a segurança, nos levou a sermos tão eficientes mesmo em ambientes tão desafiadores”.
Identifique o trecho transcrito sem a crase:
( ) “a ideia é apresentar onde atuamos”.
( ) “aliada sempre a segurança”.
( ) “nos levou a sermos tão eficientes”.
Questão 7 – A crase deve ser usada na frase:
( ) Não deixe de ver a série “Limiar: Fronteiras do Conhecimento”!
( ) Não deixe de assistir a série “Limiar: Fronteiras do Conhecimento”!
( ) Não deixe de acompanhar a série “Limiar: Fronteiras do Conhecimento”!
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.