Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre conjunções coordenativas. Vamos analisá-las no texto que nos apresenta o buriti? Então, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Buriti
O buriti ou miriti (nome cientifico: Mauritia flexuosa) é uma planta de ampla distribuição no território nacional. Pode alcançar até 30 metros de altura e ter um caule com espessura de até 50cm de diâmetro. A espécie habita terrenos alagáveis e brejos de várias formações, sendo encontrada com muita frequência nas veredas, importante fitofisionomia do Cerrado. O buriti floresce quase o ano inteiro, mas principalmente nos meses de abril a agosto. A produção de frutos é intensa: segundo dados da Embrapa, são produzidos cinco a sete cachos por ano, cada um destes com 400 a 500 frutos.
Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/buriti/>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Grife a conjunção no segmento abaixo:
“O buriti ou miriti (nome cientifico: Mauritia flexuosa) é uma planta de ampla distribuição no território nacional.”
Questão 2 – A conjunção grifada anteriormente é:
( ) conclusiva.
( ) alternativa.
( ) explicativa.
Questão 3 – Em “Pode alcançar até 30 metros de altura e ter um caule com espessura de até 50 cm de diâmetro.”, a conjunção introduz um fato:
( ) que justifica outro.
( ) que se opõe a outro.
( ) que se soma a outro.
Questão 4 – Na passagem “O buriti floresce quase o ano inteiro, mas principalmente nos meses de abril a agosto.”, a conjunção “mas” exprime:
( ) um contraste.
( ) uma ressalva.
( ) uma compensação.
Questão 5 – As conjunções presentes no texto iniciam orações chamadas de:
( ) principais.
( ) coordenadas.
( ) subordinadas.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.