Início Série9º ano Atividade de português: Conjunções adversativas – 9º ano

Atividade de português: Conjunções adversativas – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino médio, aborda as conjunções adversativas. O que elas expressam? Um contraste, uma ressalva ou uma compensação? Vamos aprender? Para isso, responda às questões com base no curioso texto Boto ou golfinho?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Boto ou golfinho?

    Algumas espécies de bichos e plantas têm mais de um nome popular, que varia de uma região para outra! No Rio Grande do Sul, o animal da espécie Tursiops truncatus, por exemplo, é chamado de boto, mas, em outros locais do Brasil, é conhecido como golfinho ou caldeirão. Outras vezes, porém, ocorre o contrário: espécies diferentes, mas parecidas, recebem o mesmo nome popular. Por isso, os nomes científicos são importantes! Como cada espécie recebe um único e diferente nome científico, válido em todo o mundo, independentemente da língua e dos costumes locais, isso evita confusões entre os cientistas.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 285. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Há uma conjunção adversativa na passagem:

(     ) “[…] é chamado de boto, mas, em outros locais do Brasil, é conhecido como golfinho […]”

(     ) “Por isso, os nomes científicos são importantes!”

(     ) “Como cada espécie recebe um único e diferente nome científico […]”

 

Questão 2 – Na passagem identificada acima, a conjunção adversativa exprime:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma compensação.

 

Questão 3 – Sublinhe a conjunção adversativa que compõe este período do texto:

“Outras vezes, porém, ocorre o contrário: espécies diferentes, mas parecidas, recebem o mesmo nome popular.”

 

Questão 4 – A conjunção sublinhada anteriormente poderia ser substituída por:

(     ) “pois”.

(     ) “portanto”.

(     ) “no entanto”.

 

Questão 5 – A conjunção adversativa liga orações independentes de sentido entre si. Por isso, ela é chamada de conjunção:

(     ) absoluta.

(     ) coordenativa.

(     ) subordinativa.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário