Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora as conjunções. Vamos analisar as ideias que elas expressam? Para isso, responda às questões que se baseiam no curioso texto Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
O ovo veio primeiro. As galinhas, assim como todas as aves, são descendentes dos répteis. Ou seja, répteis muito antigos, e que nem existem mais, foram se reproduzindo e geraram diferentes filhotes que se reproduziram e geraram filhotes mais diferentes ainda. Dessa forma, depois de milhões de anos, eles originaram as diferentes aves, sendo a galinha uma delas.
Os répteis botam ovos e as aves que descendem deles também botam ovos, pois herdaram essa característica. Portanto, é possível concluir que o ovo surgiu antes da galinha.
O ovo existe, na história evolutiva, há muitos milhões de anos, bem antes até dos peixes, que também botam ovos e surgiram antes dos répteis. No entanto, os ovos dos peixes não têm a casca dura como os ovos das galinhas.
Fabrício Santos. Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/>.
Questões
Questão 1 – Sublinhe a conjunção que compõe o título do texto:
“Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”
Questão 2 – No trecho “Os répteis botam ovos e as aves que descendem deles também botam ovos, pois herdaram essa característica.”, a conjunção destacada poderia ser substituída por:
( ) “mas”.
( ) “porque”.
( ) “por isso”.
Questão 3 – No segmento “Portanto, é possível concluir que o ovo surgiu antes da galinha.”, há uma conjunção que exprime a ideia de conclusão. Identifique-a:
R:
Questão 4 – Na passagem “[…] peixes, que também botam ovos e surgiram antes dos répteis.”, a conjunção “e” indica:
( ) fatos que somam.
( ) fatos que se opõem.
( ) fatos que se alternam.
Questão 5 – No último período do texto, a conjunção adversativa “No entanto” introduz:
( ) uma ressalva.
( ) uma explicação.
( ) uma compensação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.