Início Atividades Atividade de português: Conjunção aditiva – 8º ano

Atividade de português: Conjunção aditiva – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, propõe o estudo da conjunção aditiva, por meio de texto sobre a poluição do solo

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Poluição do solo

    É na camada mais externa da superfície terrestre, chamada solo, que se desen­volvem os vegetais. Quando o solo é contaminado, tanto os cursos subterrâneos de água como as plantas podem ser envenenadas.

    Os principais poluentes do solo são os produtos químicos usados na agricultura. Eles servem para destruir pragas e ervas daninhas, mas também causam sérios estragos ambientais.

    O lixo produzido pelas fábricas e residências também pode poluir o solo. Baterias e pilhas jogadas no lixo, por exemplo, liberam líquidos tóxicos e corrosivos. Nos aterros, onde o lixo das cidades é despejado, a decomposição da matéria orgânica gera um líquido escuro e de mau cheiro chamado chorume, que penetra no solo e contamina mesmo os cursos de água que passam bem abaixo da superfície.

    […]

Almanaque Recreio. São Paulo: Abril. 2003.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a definição para o solo:

 

 

Questão 2 – Marque a alternativa que apresenta o poluente mais prejudicial ao solo:

a) os produtos químicos usados na agricultura.

b) o lixo produzido pelas fábricas e residências.

c) as baterias e pilhas jogadas no lixo.

d) o lixo despejado em aterros.

 

Questão 3 – Na passagem “Eles servem para destruir pragas e ervas daninhas […]”, o pronome grifado substitui:

a) os cursos subterrâneos de água.

b) os principais poluentes do solo.

c) os produtos químicos usados na agricultura.

d) os líquidos tóxicos e corrosivos.

 

Questão 4 – “[…] que penetra no solo e contamina mesmo […]. A que se refere o termo “que”?

 

 

Questão 5 – Assinale a passagem que apresenta uma conjunção aditiva:

a) “É na camada mais externa da superfície terrestre […]”

b) “[…] destruir pragas e ervas daninhas, mas também causam sérios estragos ambientais.”

c) “Baterias e pilhas jogadas no lixo, por exemplo, liberam líquidos tóxicos e corrosivos.”

d) “[…] e contamina mesmo os cursos de água que passam bem abaixo da superfície.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário