Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda a concordância verbal. Que tal analisar casos desse tipo de concordância? Para isso, responda às variadas questões baseadas no texto Como se forma um tornado? Em “[…] um tipo de tempestade de trovões que se ________ em círculos.”, o espaço deve ser preenchido com o verbo “move” ou “movem”? Vamos ao desafio?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Concordância verbal – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Concordância verbal – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Concordância verbal – 9º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como se forma um tornado?
Os meteorologistas ainda não entendem completamente como um tornado nasce. Os tornados mais destrutivos da história surgiram a partir de supercélulas, um tipo de tempestade de trovões que se ________ em círculos. Acredita-se que as causas de um tornado sejam explicadas principalmente por coisas que acontecem dentro e em volta da tempestade. As supercélulas costumam produzir ainda muitos relâmpagos, granizo e enchentes.
Quando tornados passam sobre uma vegetação ou sobre uma construção, arrancam pedaços que passam a carregar junto deles. O acúmulo de poeira, névoa e destroços é o que dá uma cor escura à coluna de ar que forma o fenômeno.
Já assistiu ao filme Twister? Lembra da cena em que uma vaca voa por cima de uma caminhonete graças à força dos ventos? Pois é, existem muitas histórias estranhas envolvendo tornados…
Embora possa se estender por até uma hora, a maioria dos tornados não vai além dos dez minutos de duração. Assim, apesar da grande velocidade de seus ventos, o raio de destruição de um tornado é bem menor que o de um furacão.
Juliana Rocha. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“[…] um tipo de tempestade de trovões que se ________ em círculos.”
O espaço acima deve ser preenchido com:
( ) “move”.
( ) “movem”.
( ) “move” ou “movem”.
Questão 2 – Em “Acredita-se que as causas de um tornado […]”, o verbo “acreditar” foi empregado na 3ª pessoa do singular, acompanhado do pronome “se”, para indicar:
( ) um sujeito oculto.
( ) um sujeito inexistente.
( ) um sujeito indeterminado.
Questão 3 – No segmento “[…] acontecem dentro e em volta da tempestade.”, o verbo no plural “concorda” com:
( ) “as causas”.
( ) “coisas”.
( ) “As supercélulas”.
Questão 4 – Em “Quando tornados passam sobre uma vegetação ou sobre uma construção, arrancam pedaços que passam a carregar junto deles.”, os verbos referem-se a:
( ) “tornados”.
( ) “uma vegetação ou sobre uma construção”.
( ) “pedaços”.
Questão 5 – Observe o período abaixo, atentando-se à concordância do verbo destacado:
“O acúmulo de poeira, névoa e destroços é o que dá uma cor escura à coluna de ar que forma o fenômeno.”
Leia o que se afirma sobre a referida concordância verbal:
O verbo deveria ser flexionado no plural para concordar com “poeira, névoa e destroços”.
Essa afirmação é:
( ) falsa.
( ) verdadeira.
( ) parcialmente verdadeira.
Questão 6 – Na passagem “[…] a maioria dos tornados não vai além dos dez minutos de duração.”, o uso do verbo no singular é:
( ) proibido.
( ) facultativo.
( ) obrigatório.
Questão 7 – No trecho “[…] o raio de destruição de um tornado é bem menor que o de um furacão.”, o verbo “ser” no singular compõe:
( ) uma oposição.
( ) uma conclusão.
( ) uma comparação.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.