Início Série9º ano Atividade de português: Concordância verbal – 9º ano

Atividade de português: Concordância verbal – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda a concordância verbal. Que tal analisar casos desse tipo de concordância? Para isso, responda às variadas questões baseadas no texto Como se forma um tornado? Em “[…] um tipo de tempestade de trovões que se ________ em círculos.”, o espaço deve ser preenchido com o verbo “move” ou  “movem”? Vamos ao desafio?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Como se forma um tornado?

    Os meteorologistas ainda não entendem completamente como um tornado nasce. Os tornados mais destrutivos da história surgiram a partir de supercélulas, um tipo de tempestade de trovões que se ________ em círculos. Acredita-se que as causas de um tornado sejam explicadas principalmente por coisas que acontecem dentro e em volta da tempestade. As supercélulas costumam produzir ainda muitos relâmpagos, granizo e enchentes.

    Quando tornados passam sobre uma vegetação ou sobre uma construção, arrancam pedaços que passam a carregar junto deles. O acúmulo de poeira, névoa e destroços é o que dá uma cor escura à coluna de ar que forma o fenômeno.

    Já assistiu ao filme Twister? Lembra da cena em que uma vaca voa por cima de uma caminhonete graças à força dos ventos? Pois é, existem muitas histórias estranhas envolvendo tornados…

    Embora possa se estender por até uma hora, a maioria dos tornados não vai além dos dez minutos de duração. Assim, apesar da grande velocidade de seus ventos, o raio de destruição de um tornado é bem menor que o de um furacão.

Juliana Rocha. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“[…] um tipo de tempestade de trovões que se ________ em círculos.”

O espaço acima deve ser preenchido com:

(     ) “move”.

(     ) “movem”. 

(     ) “move” ou “movem”.

 

Questão 2 – Em “Acredita-se que as causas de um tornado […]”, o verbo “acreditar” foi empregado na 3ª pessoa do singular, acompanhado do pronome “se”, para indicar:

(     ) um sujeito oculto.

(     ) um sujeito inexistente.

(     ) um sujeito indeterminado.

 

Questão 3 – No segmento “[…] acontecem dentro e em volta da tempestade.”, o verbo no plural “concorda” com:

(     ) “as causas”.

(     ) “coisas”.

(     ) “As supercélulas”.

 

Questão 4 – Em “Quando tornados passam sobre uma vegetação ou sobre uma construção, arrancam pedaços que passam a carregar junto deles.”, os verbos referem-se a:

(     ) “tornados”.

(     ) “uma vegetação ou sobre uma construção”.

(     ) “pedaços”.

 

Questão 5 – Observe o período abaixo, atentando-se à concordância do verbo destacado:

“O acúmulo de poeira, névoa e destroços é o que dá uma cor escura à coluna de ar que forma o fenômeno.”

Leia o que se afirma sobre a referida concordância verbal:

O verbo deveria ser flexionado no plural para concordar com “poeira, névoa e destroços”.

Essa afirmação é:

(     ) falsa.

(     ) verdadeira.

(     ) parcialmente verdadeira.

 

Questão 6 – Na passagem “[…] a maioria dos tornados não vai além dos dez minutos de duração.”, o uso do verbo no singular é:

(     ) proibido.

(     ) facultativo.

(     ) obrigatório.

 

Questão 7 – No trecho “[…] o raio de destruição de um tornado é bem menor que o de um furacão.”, o verbo “ser” no singular compõe:

(     ) uma oposição.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário