Atividade de português propõe, aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, a identificação do verbo impessoal, utilizado na construção de fragmento do romance O primo Basílio, escrito por Eça de Queirós.
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Leia este fragmento do romance O primo Basílio, escrito por Eça de Queirós:
Havia doze dias que Jorge tinha partido e, apesar do calor e da poeira, Luísa vestia-se para ir à casa de Leopoldina. Se Jorge soubesse não haveria de gostar, não! Mas estava tão farta de estar só! Aborrecia-se tanto! De manhã ainda tinham os arranjos, a costura, a toillete, algum romance… Mas de tarde!
À hora em que Jorge costumava voltar do ministério, a solidão parecia alargar-se em torno dela. Fazia-lhe tanta falta o seu toque de companhia, os seus passos no corredor!…
[…]
O primo Basílio. São Paulo: Ática, 1993.
Questões
Questão 1 – O emprego do modo verbal na passagem, “Se Jorge soubesse não haveria de gostar, não!”, indica:
a) um desejo
b) uma certeza
c) uma suposição
d) uma obrigação
Questão 2 – Assinale o trecho cujo verbo destacado é impessoal:
a) “Havia doze dias que Jorge tinha partido […]”
b) “Luísa vestia-se para ir à casa de Leopoldina.”
c) “[…] a solidão parecia alargar-se em torno dela.”
d) “Fazia-lhe tanta falta o seu toque de companhia […]”
Questão 3 – Na parte “Fazia-lhe tanta falta o seu toque de companhia, os seus passos no corredor!…”, os pronomes grifados retomam no contexto do romance:
R:
Questão 4 – Identifique o segmento que consiste em um período simples:
a) “Se Jorge soubesse não haveria de gostar, não!”
b) “Mas estava tão farta de estar só!”
c) “De manhã ainda tinham os arranjos, a costura, a toillete, algum romance…”
d) “À hora em que Jorge costumava voltar do ministério, a solidão parecia alargar-se […]”
Questão 5 – “Se Jorge soubesse não haveria de gostar, não! Mas estava tão farta de estar só!”. A conjunção “mas” estabelece entre os períodos uma relação de:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.