Atividade de português, proposta a alunos do primeiro ano do ensino médio, com exercícios de Literatura com base na música “Eu sei de cor” da cantora Marília Mendonça. Esta atividade tem como objetivo o estudo de figuras de linguagem e a escola literária Classicismo.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português: Classicismo e Figuras de Linguagem – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Classicismo e Figuras de Linguagem – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Classicismo e Figuras de Linguagem – 1º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Literatura – Figuras de Linguagem e Classicismo
Eu Sei De Cor- Marília Mendonça
É
Já tá ficando chato, né?
A encheção de saco, pois é
Prepara, que eu já tô me preparando
Enquanto cê tá indo, eu to voltando
E todo esse caminho eu sei de cor
Se eu não me engano, agora vai me deixar só
O segundo passo é não me atender
O terceiro é se arrepender
Se o que dói em mim doesse em você.
Deixa!
Deixa mesmo de ser importante
Vai deixando a gente pra outra hora
Vai tentar abrir a porta desse amor
Quando eu tiver jogado a chave fora
Deixa!
Deixa mesmo de ser importante
Vai deixando a gente pra outra hora
E quando se der conta, já passou
Quando olhar pra trás, já fui embora
E todo esse caminho, eu sei de cor
Se eu não me engano, agora vai me deixar só
O segundo passo é não me atender
O terceiro é se arrepender
Se o que dói em mim doesse em você
Deixa!
Vai deixando a gente pra outra hora
Vai tentar abrir a porta desse amor
Quando eu tiver jogado a chave fora
Deixa!
Deixa mesmo de ser importante
Vai deixando a gente pra outra hora
E quando se der conta, já passou
Quando olhar pra trás, já fui embora
1.Ao realizar a leitura da música podemos dizer que o eu lírico expressa seus sentimentos, de forma implícita ou explícita? Explique com elementos do texto.
- ” …Quando olhar pra trás, já fui embora…” Nesse verso é possível verificar uma figura de linguagem denominada :
a.sinestesia
b.prosopopeia
c.zeugma
d.antítese
- Há uma repetição desnecessária de palavras no verso “Prepara, que eu já tô me preparando”. Como se chama essa figura de linguagem?
a.quiasmo
b.sinestesia
c.pleonasmo
d.antítese
- Indique qual é a figura de linguagem expressa nas palavras destacadas “Enquanto cê tá indo, eu to voltando”
a.antítese
b.catacrese
c.personificação
d.pleonasmo
- Nos versos, ” Deixa! Deixa mesmo de ser importante/Vai deixando a gente pra outra hora”. Os verbos destacados são repetidos, a essa figura de linguagem damos o nome de:
a.pleonasmo
b.antítese.
c.ironia
d.personificação
6.Assinale a alternativa que apresenta características do Classicismo.
I.A letra da música apresenta perfeição formal, ou seja, métrica, rima e não apresenta erros de ortografia e gramática.
II.O amor do eu lírico preocupa-se somente com ele(egocentrismo) fato comprovado no verso:”… Vai deixando a gente pra outra hora…”
III.Os assuntos pessoais das personagens na letra da música deixaram de ser importantes e verdades universais são explicitadas.
IV.Na letra da música a razão predomina sobre os sentimentos (racionalismo), fato comprovado no verso“… Deixa mesmo de ser importante…”
Está correta:
a.( )I
b.( )II
c.( )III
d.( ) IV
7.O que o eu lírico “sabe de cor”? Explique.
8.Você conhece essa música? Você gosta desse estilo de música? Qual é a música que você mais gosta?
9.É possível verificar a figura de linguagem denominada ironia na letra da música. Aponte o verso em que ela aparece.
10.Qual é a mensagem que a música transmite? Comente.
Por Rosiane Fernandes Silva