Início Atividades Atividade de português: Classicismo e Figuras de Linguagem – Música: “Eu sei de cor” – Marília Mendonça -1º ano do Ensino Médio

Atividade de português: Classicismo e Figuras de Linguagem – Música: “Eu sei de cor” – Marília Mendonça -1º ano do Ensino Médio

por Rosiane Fernandes

    Atividade de português, proposta a alunos do primeiro ano do ensino médio, com exercícios de Literatura com base na música “Eu sei de cor” da cantora Marília Mendonça. Esta atividade tem como objetivo o estudo de figuras de linguagem e a escola literária Classicismo.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

    Literatura –  Figuras de Linguagem e Classicismo

    Eu Sei De Cor- Marília Mendonça

    É

   Já tá ficando chato, né?                                              

   A encheção de saco, pois é

    Prepara, que eu já tô me preparando

    Enquanto cê tá indo, eu to voltando

    E todo esse caminho eu sei de cor

    Se eu não me engano, agora vai me deixar só

    O segundo passo é não me atender

    O terceiro é se arrepender

    Se o que dói em mim doesse em você.

    Deixa!

    Deixa mesmo de ser importante

    Vai deixando a gente pra outra hora

    Vai tentar abrir a porta desse amor                          

    Quando eu tiver jogado a chave fora

    Deixa!

    Deixa mesmo de ser importante

    Vai deixando a gente pra outra hora

    E quando se der conta, já passou

    Quando olhar pra trás, já fui embora

    E todo esse caminho, eu sei de cor

    Se eu não me engano, agora vai me deixar só

    O segundo passo é não me atender

    O terceiro é se arrepender

    Se o que dói em mim doesse em você

    Deixa!                             

    Vai deixando a gente pra outra hora

    Vai tentar abrir a porta desse amor             

    Quando eu tiver jogado a chave fora

    Deixa!

    Deixa mesmo de ser importante

    Vai deixando a gente pra outra hora

   E quando se der conta, já passou

    Quando olhar pra trás, já fui embora

 

      1.Ao realizar a leitura da música podemos dizer que o eu lírico expressa seus sentimentos, de forma implícita ou explícita? Explique com elementos do texto.

 

  1. ” …Quando olhar pra trás, já fui embora…” Nesse verso é possível verificar uma figura de linguagem denominada :

    a.sinestesia

    b.prosopopeia

    c.zeugma

    d.antítese

 

  1. Há uma repetição desnecessária de palavras no verso “Prepara, que eu já tô me preparando”. Como se chama essa figura de linguagem?

    a.quiasmo

    b.sinestesia

    c.pleonasmo

    d.antítese

 

  1. Indique qual é a figura de linguagem expressa nas palavras destacadas  “Enquanto cê tá indo, eu to voltando

    a.antítese

    b.catacrese

   c.personificação

    d.pleonasmo

 

  1. Nos versos, ” Deixa! Deixa mesmo de ser importante/Vai deixando a gente pra outra hora”. Os verbos destacados são repetidos, a essa figura de linguagem damos o  nome de:

     a.pleonasmo

    b.antítese.

    c.ironia

    d.personificação

 

    6.Assinale a alternativa que apresenta características do Classicismo.

       I.A letra da música apresenta perfeição formal, ou seja, métrica, rima e não apresenta erros de ortografia e gramática.

       II.O amor do eu lírico preocupa-se somente com ele(egocentrismo) fato comprovado no verso:”… Vai deixando a gente pra outra hora…”

       III.Os assuntos pessoais das personagens na letra da música deixaram de ser importantes e verdades universais são explicitadas.

    IV.Na letra da música a razão predomina sobre os sentimentos (racionalismo), fato comprovado no verso“… Deixa mesmo de ser importante…”

    Está correta:  

    a.(    )I

    b.(   )II

    c.(   )III

    d.(   ) IV                      

 

    7.O que o eu lírico “sabe de cor”? Explique.

 

    8.Você conhece essa música? Você gosta desse estilo de música? Qual é a música que você mais gosta?

 

    9.É possível verificar a figura de linguagem denominada ironia na letra da música. Aponte o verso em que ela aparece.

 

    10.Qual é a mensagem que a música transmite? Comente.

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Deixe um Comentário