Atividade de Português: Classes gramaticais – 2º ano do ensino médio

    Atividade de português, indicada para alunos do segundo ano do ensino médio. A atividade traz o gênero textual letra de música (SE do Djavan) para o aluno fazer a análise da morfologia. É importante diversificarmos os gêneros textuais para nosso aluno não ler apenas os literários e jornalísticos. Isso ajuda o aluno a se acostumar com textos cobrados no ENEM. Bom trabalho, professor(a) !   😉   😉   😉   

   Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta tarefa de português em: 

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Faça a análise morfológica a partir do texto abaixo:

SE (Djavan)

Você disse que não sabe se não
Mas também não tem certeza que sim
Quer saber?
Quando é assim, deixa vir do coração

Você sabe que eu só penso em você
Você diz que vive pensando em mim
Pode ser, se é assim
Você tem que largar a mão do não
Soltar essa louca, arder de paixão
Não há como doer pra decidir
Só dizer sim ou não
Mas você adora um se

Eu levo a sério, mas você disfarça
Você me diz à beça e eu nessa de horror
E me remete ao frio que vem lá do sul
Insiste em zero a zero e eu quero um a um

Sei lá o que te dá, não quer meu calor
São Jorge, por favor, me empresta o dragão
Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não.

(https://www.letras.mus.br/djavan/69400/)

 

A partir da leitura da letra da música de Djavan, analise a classe gramatical de algumas palavras:

1)  No primeiro trecho “Você disse que não sabe se não (…)”, a palavra destacada é, de acordo com a morfologia:
a) conjunção integrante.
b) conjunção coordenada.
c) conjunção subordinada.
d) pronome relativo.
e) pronome de tratamento.

 

2) No primeiro trecho “Mas você adora um se”, a palavra destacada é, de acordo com o contexto:
a) um adjetivo.
b) um advérbio.
c) palavra substantivada.
d) palavra derivada de adjetivo.
e) um verbo.

 

3) As palavras em destaque no trecho, “Eu levo a sério, mas você disfarça”, são respectivamente:
a) conjunção e preposição.
b) duas conjunções.
c) duas preposições.
d) artigo definido e conjunção.
e) preposição e conjunção.

 

4) As palavras do trecho “Mais fácil aprender japonês em braile” são, na ordem em que aparecem:
a) advérbio – adjetivo – substantivo – verbo – preposição – substantivo.
b) advérbio – adjetivo – preposição – verbo – preposição – substantivo.
c) conjunção – adjetivo – substantivo – verbo – preposição – substantivo.
d) advérbio – adjetivo – verbo – substantivo – preposição – substantivo.
e) advérbio – verbo – substantivo – verbo – preposição – conjunção.

BOA ATIVIDADE!

 

Por  André Tarragô Martins  –  professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br     

 

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: