Atividade de Português, proposta aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre classes gramaticais a partir da leitura de um texto sobre Bullying. As questões abordam qual a classificação das palavras de acordo com o contexto em que são apresentadas. Dê uma olhada, agora! Bom trabalho! 🙂 🙂 🙂
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade de língua portuguesa em:
- Word: Atividade de Português: Classes gramaticais – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de Português: Classes gramaticais – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de Português: Classes gramaticais – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Bullying nas escolas
O bullying é um fenômeno que não faz distinção de camadas sociais e está presente em escolas públicas e particulares do mundo inteiro. Tem características semelhantes em qualquer país, mas no Brasil tem uma particularidade: só aqui a maioria dos casos ─ 21% ─ ocorre dentro da sala de aula, e não no pátio da escola. É o que mostra a pesquisa O Bullying Escolar no Brasil, organizada pela Plan Internacional, uma ONG voltada para os direitos da infância. O estudo é o primeiro a abranger escolas de todas as regiões do País: foram ouvidos 5.168 alunos, entre 5ª e 8ª série, professores, gestores de instituições de ensino e familiares de estudantes. Responsável pela aplicação e análise dos dados da pesquisa, Cléo Fante, consultora educacional e pioneira em estudos brasileiros sobre o bullying, ressalta que tanto o aluno-vítima quanto o agressor tendem a baixar seu rendimento escolar. O primeiro porque passa a maior parte do tempo angustiado, o segundo porque se distrai mais.
(Fragmento de https://www.cartacapital.com.br/educacao/carta-fundamental-arquivo/bullying-nas-escolas)
Questões
1) Apesar de a palavra “bullyng” ser uma palavra estrangeira, no contexto em que aparece, na primeira linha do texto, pode ser classificada como:
a) uma palavra substantivada.
b) um advérbio de modo.
c) uma locução adjetiva.
d) um verbo no gerúndio.
e) uma palavra adjetivada.
2) As palavras “públicas” e “particulares” (linha 2) são classificados como:
a) substantivos.
b) adjetivos.
c) locuções adjetivas.
d) locuções adverbiais.
e) verbos.
3) O número 21 que acompanha a porcentagem (linha 4) é considerado de acordo com a morfologia:
a) numeral ordinal.
b) numeral fracionário.
c) numeral cardinal.
d) numeral multiplicativo.
e) numeral explicativo.
4) Analise as afirmativas a seguir de acordo com esse trecho do texto:
“É o que mostra a pesquisa O Bullying Escolar no Brasil, organizada pela Plan Internacional, uma ONG voltada para os direitos da infância.”
I – As palavras em negrito são verbos com o tempo no presente.
II – A palavra “uma” é artigo indefinido, pois a intenção não é indicar quantidade.
III – A palavra “direitos” é um adjetivo que caracteriza infância.
De acordo com as afirmações acima, a única que traz o que não é correto é:
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II.
d) I e III.
e) III.
5) A palavra porque quase no fim do texto é classificada como:
a) substantivo.
b) adjetivo.
c) conjunção.
d) preposição.
e) interjeição.
6) Escreva quais as classificações das palavras que compõe “nas” no título do texto:
R:
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.