Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cheirinho de terra molhada. Você sabia que cheirinho de terra molhada é obra de bactérias? Vamos entender melhor esse assunto tão interessante? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Cheirinho de terra molhada – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Cheirinho de terra molhada – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Cheirinho de terra molhada – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Você sabia que cheirinho de terra molhada é obra de bactérias?
O dia está quente e, de repente, cai aquela chuva para refrescar. Bastam as primeiras gotas tocarem o solo para sentirmos aquele agradável cheirinho de terra molhada. Um cientista diria: “Huumm, como é bom esse cheirinho de… bactérias!” É isso aí! O aroma que sentimos vem desses seres microscópicos, que podem ser muito úteis para humanos e até para os… camelos!
Em geral, associamos bactérias a doenças, mas alguns desses seres são inofensivos, pode crer. Esse é o caso da Streptomyces coelicolor, bactéria que vive no solo e fabrica uma substância chamada geosmina. É a tal geosmina, ativada pela água ou pela umidade da terra, que nos faz perceber o cheirinho de terra molhada.
Além de ser excelente produtora de antibióticos – medicamentos indicados para combater algumas doenças de origem bacteriana – essa bactéria é, digamos, uma aliada dos camelos. O odor característico que elas produzem em razão da umidade ajuda os camelos a encontrarem água no deserto. Claro que para sentir o cheirinho, produzido pelas bactérias em ambiente tão seco, os camelos precisam contar com um superolfato. E contam mesmo! Graças a esse sentido aguçado, são capazes de encontrar água a mais de oitenta quilômetros de distância. Isso é que é faro!
Enquanto bebem a água e saem pingando, os camelos não fazem ideia, mas dão uma forcinha para as bactérias. É que dessa forma eles espalham os esporos – estruturas produzidas pelas bactérias que vão permitir que elas se reproduzam em outro lugar, algo indispensável para a existência dessa espécie de micro-organismo.
Aposto que agora, ao ver um filme com camelos e desertos ou ao passear num jardim molhado e sentir o cheirinho de terra, você se lembrará que existem também bactérias do bem. Então, ajude a espalhar essa boa notícia. Afinal, se não fossem esses micro-organismos, os camelos poderiam morrer de sede. Já pensou o mundo sem esses curiosos animais?
Andreza Moura Pinheiro da Silva.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 202.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Em “O aroma que sentimos vem desses seres microscópicos, que podem ser muito úteis para humanos e até para os… camelos!”, a que seres microscópicos o texto se refere?
Questão 2 – No fragmento “Em geral, associamos bactérias a doenças, mas alguns desses seres são inofensivos, pode crer.”, o termo destacado poderia ser substituído por:
( ) “pois”.
( ) “porém”.
( ) “portanto”.
Questão 3 – No trecho “Esse é o caso da Streptomyces coelicolor, bactéria que vive no solo e fabrica uma substância chamada geosmina.”, a parte sublinhada tem a intenção de:
( ) concluir.
( ) explicar.
( ) comparar.
Questão 4 – Grife o vocábulo que introduz uma finalidade a seguir:
“[…] medicamentos indicados para combater algumas doenças de origem bacteriana […]”
Questão 5 – Sobre a bactéria “Streptomyces coelicolor” e os camelos, o texto afirma que:
( ) a bactéria Streptomyces coelicolor ajudaos camelos.
( ) os camelos ajudam a bactéria Streptomyces coelicolor.
( ) a bactéria Streptomyces coelicolor ajuda os camelos e vice-versa.
Questão 6 – Na frase “Graças a esse sentido aguçado, são capazes de encontrar água a mais de oitenta quilômetros de distância.”, o fato destacado exprime:
( ) a causa de outro.
( ) o tempo de outro.
( ) a consequência de outro.
Questão 7 – Em “Isso é que é faro!”, a palavra grifada:
( ) retoma uma informação.
( ) apresenta uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 8 – No segmento “Então, ajude a espalhar essa boa notícia.”, a autora do texto:
( ) faz um convite.
( ) dá uma ordem.
( ) expressa um desejo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.