Início Série9º ano Atividade de português: Aposto – 9º ano

Atividade de português: Aposto – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano, aborda o aposto. Qual a função desempenhada por ele no contexto comunicativo? Vamos aprender? Então, responda às questões que se referem ao texto sobre o romance Shirley, escrito por  Charlotte Bronte!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Shirley

    Shirley narra a história da complicada amizade entre duas mulheres muito distintas: Shirley, a corajosa herdeira e Caroline, a tímida filha de um clérigo. Considerado um dos romances mais inovadores de Charlotte Bronte, Shirley está à frente de seu tempo em termos de forma, atualizando a tentativa de compreensibilidade que se tornaria comum na literatura do século XX. A autora apresenta uma ferramenta narrativa que foi largamente utilizada posteriormente, a fragmentação, tornada possível pelo uso de um narrador em terceira pessoa, além da divisão da função de protagonista em duas personagens distintas. Uma obra-prima que merece ser conhecida e apreciada.

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Questões

Questão 1 – Identifique a passagem que contém um aposto:

(     ) “[…] duas mulheres muito distintas: Shirley, a corajosa herdeira […]”

(     ) “[…] Shirley está à frente de seu tempo em termos de forma […]”

(     ) “Uma obra-prima que merece ser conhecida e apreciada.”

Questão 2 – No trecho “[…] Caroline, a tímida filha de um clérigo.”, a parte destacada funciona como aposto porque:

(     ) chama “Caroline”.

(     ) apresenta “Caroline”.

(     ) caracteriza “Caroline”.

Questão 3 – No trecho identificado acima, o núcleo do aposto é:

(     ) “tímida”.

(     ) “filha”.

(     ) “clérigo”.

 

Questão 4 – Grife o aposto presente neste fragmento:

“A autora apresenta uma ferramenta narrativa que foi largamente utilizada posteriormente, a fragmentação, tornada possível pelo uso de um narrador em terceira pessoa, além da divisão da função de protagonista em duas personagens distintas.”

Questão 5 – O aposto grifado na questão anterior refere-se:

(     ) a “uma ferramenta narrativa que foi largamente utilizada posteriormente”.

(     ) ao “uso de um narrador em terceira pessoa”.

(     ) à “divisão da função de protagonista em duas personagens distintas”.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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