Início Atividades Atividade de Português: Anáfora – 3º ano do ensino médio

Atividade de Português: Anáfora – 3º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de Português, destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, propõe o estudo dos variados recursos anafóricos utilizados na construção do texto, que nos conta sobre Martin Luther King. 

    Você pode fazer o download desta atividade em modelo editável do Word, pronta para impressão me PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:                                                                                                 

Líder pacifista negro norte-americano

Martin Luther King

    “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele.” Este é um trecho do famoso discurso de Martin Luther King em Washington, capital dos Estados Unidos, proferido no dia de 28 de agosto de 1963, numa manifestação que reuniu milhares de pessoas pelo fim do preconceito e da discriminação racial.

    Martin Luther King Jr. era filho e neto de pastores protestantes batistas. Fez seus primeiros estudos em escolas públicas segregadas e graduou-se no prestigioso Morehouse College, em 1948.

    Formou-se em teologia pelo Seminário Teológico Crozer e, em 1955, concluiu o doutorado em filosofia pela Universidade de Boston. Lá, conheceu sua futura esposa, Coretta Scott, com quem teve quatro filhos.

    Em 1954, Martin Luther King iniciou suas atividades como pastor em Montgomery, capital do estado do Alabama. Envolvendo-se no incidente em que Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar para um branco num ônibus, King liderou um forte boicote contra a segregação racial. O movimento durou quase um ano, King chegou a ser preso, mas ao final a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.

    Em 1957, tornou-se presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul, intensificando sua atuação como defensor dos direitos civis por vias pacíficas, tendo como referência o líder indiano Mahatma Gandhi.

    Em 1959, King voltou para Atlanta para se tornar vice-pastor na igreja de seu pai. Nos anos seguintes, participou de inúmeros protestos, marchas e passeatas, sempre lutando pelas liberdades civis dos negros.

    Os eventos mais importantes aconteceram nas cidades de Birmingham, no Alabama, St. Augustine, na Flórida, e Selma, também no Alabama. Luther King foi preso e torturado diversas vezes, e sua casa chegou a ser atacada por bombas.

    Em 1963, Martin Luther King conseguiu que mais de 200.000 pessoas marchassem pelo fim da segregação racial em Washington. Nesta ocasião, proferiu seu discurso mais conhecido, “Eu Tenho um Sonho”. Dessas manifestações, nasceram a lei dos Direitos Civis, de 1964, e a lei dos Direitos de Voto, de 1965.

    Em 1964, Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz. No início de 1967, King uniu-se aos movimentos contra a Guerra do Vietnã. Em abril de 1968, foi assassinado a tiros por um opositor, num hotel na cidade de Memphis, onde estava em apoio a uma greve de coletores de lixo.

martin luther king

Disponível em: http://educacao.uol.com.br. Acesso em: 13/07/16.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido é do gênero:

a) artigo de opinião

b) crônica

c) biografia

d) reportagem

 

Questão 2 – Identifique o trecho que, de forma sucinta, define Martin Luther King:

R:

 

Questão 3 – Justifique o emprego das aspas na introdução do texto:

R:

 

Questão 4 – Observe que foram empregados, no texto, diferentes recursos anafóricos para a referência ao Martin Luther King. Identifique um exemplo para cada um deles:

a) omissão de termo, sinalizada pela desinência verbal:

 

b) substituição de termo por intermédio de pronome possessivo:

 

c) repetição de termo:

 

Questão 5 – , conheceu sua futura esposa, Coretta Scott, com quem teve quatro filhos.”. O advérbio destacado indica:

a) modo

b) tempo

c) afirmação

d) lugar

 

Questão 6 – No segmento “O movimento durou quase um ano, King chegou a ser preso, mas ao final a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.”, a conjunção sublinhada estabelece entre as sentenças uma relação de:

a) adição

b) oposição

c) causa

d) conclusão

 

Questão 7 – Em “Este é um trecho do famoso discurso de Martin Luther King em Washington, capital dos Estados Unidos […]”, a parte grifada funciona sintaticamente como:

a) adjunto adnominal

b) adjunto adverbial

c) complemento nominal

d) aposto

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário