Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os advérbios e as locuções adverbiais. Que tal identificá-los e entender o papel que desempenham? Então, responda às variadas questões propostas com base no texto Antônio, escrito por Bartolomeu Campos de Queirós!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios e locuções adverbiais – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios e locuções adverbiais – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios e locuções adverbiais – 9º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Antônio
A coqueluche passou. Antônio já não tossia nem passeava pelas manhãs, no curral. Continuava, sim, protegido por camisas e flanelas estampadas de azul, com ingênuos raminhos de flores e caras de palhaços.
Mas de repente, ele apareceu com febre muito alta, sempre medida pelas costas das mãos colocadas sobre sua testa. Ajudada pelas vizinhas, a mãe mergulhava o menino, seguidamente, em bacia com água bem esperta, embrulhando-o em grossos cobertores, para baixar a febre. Ninguém sabia a causa, então suspeitava de tudo. A tristeza passou a rondar a casa e se mostrava até no olhar dos irmãos. O pai ficava por ali, no quintal, para alguma emergência, sem trabalhar no campo.
Depois de uns três dias, o menino já muito prostrado, tudo clareou. Antônio magro, pernas e braços finos, como por encanto virou um galho de jabuticabeira, só que coberto de catapora das pequenas, por todo o corpo. Os outros, sem poder chegar perto, espiavam de longe o irmão impaciente com tanta coceira.
Foi nessa ocasião que a madrinha falou pela primeira vez: “Se tivessem dado um chá de sabugueiro, essa doença teria rompido mais depressa”.
Mas Antônio venceu. Dias depois, já estava outra vez manso como árvore depois dos frutos: clara e pronta para nova floração.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Indez. Belo Horizonte: Miguilim, 1998. p.17-18.
Questões
Questão 1 – Identifique, por meio de um traço, o advérbio presente nesta passagem do texto:
“Ajudada pelas vizinhas, a mãe mergulhava o menino, seguidamente, em bacia […]”
Questão 2 – O advérbio, identificado acima, modifica o sentido de um verbo que indica:
a) uma ação da mãe de Antônio.
b) um estado da mãe de Antônio.
c) um modo de ser da mãe de Antônio.
d) uma característica da mãe de Antônio.
Questão 3 – Na frase “Mas de repente, ele apareceu com febre muito alta […]”, a locução adverbial destacada só não poderia ser substituída por:
a) de improviso
b) de supetão
c) de súbito
d) de soslaio
Questão 4 – No segmento “[…] com água bem esperta […]”, o advérbio “bem”:
a) define o sentido do adjetivo “esperta”.
b) intensifica o sentido do adjetivo “esperta”.
c) complementa o sentido do adjetivo “esperta”.
d) explica o sentido do adjetivo “esperta”.
Questão 5 – O trecho “Os outros, sem poder chegar perto, espiavam de longe o irmão impaciente com tanta coceira.” contém um advérbio e uma locução adverbial que indicam lugar. Aponte-os:
a) Advérbio de lugar:
b) Locução adverbial de lugar:
Questão 6 – Na fala da madrinha de Antônio, “Se tivessem dado um chá de sabugueiro, essa doença teria rompido mais depressa.”, o advérbio “depressa” exprime:
a) o meio com que a doença teria se rompido.
b) o tempo com que a doença teria se rompido.
c) o modo com que a doença teria se rompido.
d) a intensidade com que a doença teria se rompido.
Questão 7 – Relacione:
(1) Advérbio de lugar
(2) Advérbio de tempo
(3) Advérbio de negação
(4) Advérbio de afirmação
(5) Advérbio de intensidade
( ) “Antônio já não tossia nem passeava pelas manhãs […]”
( ) “Continuava, sim, protegido por camisas e flanelas estampadas de azul […]”
( ) “[…] sempre medida pelas costas das mãos colocadas sobre sua testa.”
( ) “O pai ficava por ali, no quintal, para alguma emergência […]”
( ) “Depois de uns três dias, o menino já muito prostrado […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.