Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, aborda os advérbios de intensidade. Que tal analisar aquelas palavras que intensificam o sentido de um adjetivo, um advérbio ou um verbo? Para tal, responda às questões sobre o texto que explica A gente usa 100% do cérebro?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios de intensidade no texto sobre o cérebro – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios de intensidade no texto sobre o cérebro – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios de intensidade no texto sobre o cérebro – 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A gente usa 100% do cérebro?
Você já deve ter ouvido falar que seres humanos não são capazes de usar 100% da capacidade cerebral. Mas isso é um mito. A história surgiu no início do século 20, quando os cientistas ainda entendiam pouco sobre as funções do cérebro. Hoje, eles sabem que usamos todo o potencial desse órgão: os estudos mais atuais revelam que, ao longo de um dia, colocamos em ação 100% das capacidades cerebrais – e não há indícios de que existam áreas inativas nesse órgão. Além disso, nós não teríamos um cérebro tão grande, e que consumisse tanta energia, se só usássemos uma pequena parte desse potencial.
Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique a passagem em que o termo destacado é um advérbio de intensidade:
( ) “[…] quando os cientistas ainda entendiam pouco sobre as funções do cérebro.
( ) “Hoje, eles sabem que usamos todo o potencial desse órgão […]”
( ) “[…] e que consumisse tanta energia […]”
Questão 2 – O advérbio de intensidade, identificado na questão anterior, modifica o sentido de um verbo que exprime:
( ) um fato concluído.
( ) um fato contínuo.
( ) um fato hipotético.
Questão 3 – No texto acima, o advérbio “mais” intensifica o sentido de um adjetivo, que desempenha a função de caracterizar:
( ) as funções do cérebro.
( ) os estudos.
( ) as capacidades cerebrais.
Questão 4 – Analise atentamente o fragmento. Logo após, sublinhe o advérbio de intensidade que o compõe:
“Além disso, nós não teríamos um cérebro tão grande […]”
Questão 5 – O advérbio de intensidade, sublinhado anteriormente, modifica o sentido de:
( ) um advérbio
( ) um verbo
( ) um adjetivo
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.