Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda advérbios de intensidade. Vamos analisar esses advérbios no texto sobre o livro Confusões de um garoto? Para tanto, responda às questões propostas! BNCC 9º ano: EF09LP09 e EF09LP10.
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- Gabarito: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 9º ano – Com respostas
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Sobre o livro “Confusões de um garoto”
Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu o garoto ali refletido. Ele tinha crescido e mudado muito. Parecia outra pessoa! Estava mais alto, com a voz mais grave, e o que mais causava espanto: seu repentino sucesso com as garotas! Então veio uma descoberta bastante confusa: ser adolescente não é nada fácil. Não é mais criança, mas também não é adulto ainda. E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Identifique o trecho que contém um advérbio de intensidade:
( ) “[…] o garoto ali refletido.”
( ) “Estava mais alto […]”
( ) “[…] não é adulto ainda.”
Questão 2 – Grife o advérbio de intensidade a seguir:
“Ele tinha crescido e mudado muito.”
Questão 3 – Em “[…] veio uma descoberta bastante confusa […]”, o advérbio intensifica o sentido:
( ) de um verbo.
( ) de um adjetivo.
( ) de um advérbio.
Questão 4 – Na passagem “[…] ser adolescente não é nada fácil.”, o vocábulo “nada” é:
( ) substantivo.
( ) pronome indefinido.
( ) advérbio de intensidade.
Questão 5 – Releia:
“E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer.”
Nessa frase, há um advérbio de intensidade. Qual?
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.