Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre advérbios de intensidade. Vamos analisá-los no texto Meteoroides, meteoros e meteoritos? Para tal, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Meteoroides, meteoros e meteoritos?

    Todos são pedras e pedrinhas que vagueiam pelo espaço. Para a Organização Internacional de Meteoros, os meteoroides são corpos celestes bem menores que os asteroides e muito maiores que um átomo ou molécula. Ao entrar na atmosfera da Terra, o meteoroide entra em atrito com o ar e vira uma bola de fogo, sendo, então, chamado de meteoro e também de “estrela cadente”. Se não for destruído pelo atrito e cair na Terra, um meteoro ganha o nome de meteorito e pode ser estudado, sendo capaz de nos revelar dados novos sobre, por exemplo, a formação do sistema solar. Por isso, é tão valioso.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 276. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – No fragmento abaixo, há dois advérbios de intensidade. Grife-os:

“Para a Organização Internacional de Meteoros, os meteoroides são corpos celestes bem menores que os asteroides e muito maiores que um átomo ou molécula.”

 

Questão 2 – Os advérbios de intensidade grifados compõem:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma justificativa.

(     ) uma comparação.

 

Questão 3 – Identifique o segmento que contém um advérbio de intensidade:

(     ) “[…] o meteoroide entra em atrito com o ar e vira uma bola de fogo […]”

(     ) “[…] um meteoro ganha o nome de meteorito e pode ser estudado […]”

(     ) “Por isso, é tão valioso.”

 

Questão 4 – No segmento identificado acima, o advérbio intensifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 5 – Pode-se observar que os advérbios de intensidade, assim como os demais advérbios, são:

(     ) invariáveis.

(     ) variáveis em gênero.

(     ) variáveis em número.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: