Atividade de português: Advérbios – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora advérbios. Vamos analisá-los no reflexivo texto A buzina incansável? Para tal, responda às questões propostas! No trecho “[…] eu ficarei muito feliz […]”, o advérbio “muito” intensifica o sentido de um verbo, um adjetivo ou um advérbio?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

A buzina incansável

    O carro de uma senhora estragou em meio a um movimentado cruzamento. Isso é um pesadelo para qualquer um, mas ela manteve a cabeça no lugar e estava fazendo o melhor que podia para ligar seu carro novamente. Depois de várias tentativas, o motorista logo atrás dela começou a buzinar impiedosamente.

    Depois de alguns momentos da incessante buzina, a mulher saiu do carro, caminhou até o homem no carro atrás dela e educadamente disse:

    — Senhor, parece que estou tendo dificuldades para ligar meu carro. Se você puder fazer o favor de ajudar e conseguir ligar meu carro, eu ficarei muito feliz em me sentar aqui no seu lugar e buzinar para você.

Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/2017-01-21/a-buzina-incansavel.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Grife o advérbio que indica tempo neste fragmento do texto:

“[…] mas ela manteve a cabeça no lugar e estava fazendo o melhor que podia para ligar seu carro novamente.”

 

Questão 2 – No segmento “[…] o motorista logo atrás dela começou a buzinar impiedosamente.”, o advérbio destacado exprime:

(     ) meio.

(     ) modo.

(     ) negação.

 

Questão 3 – Em “[…] e educadamente disse […]”, o advérbio acrescenta uma circunstância de modo a um verbo, que expressa uma ação do sujeito:

R:

 

Questão 4 – No trecho “[…] eu ficarei muito feliz […]”, o advérbio “muito” intensifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] em me sentar aqui no seu lugar e buzinar para você.”, há um advérbio que indica lugar. Localize-o:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: