Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a vida alagada no Pantanal. É curioso saber que a região tem somente duas estações: de chuva e de seca. São elas que regulam o nível de água do lugar e determinam o ciclo de vida pantaneiro. Vamos saber mais a respeito desse curioso assunto? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A vida alagada – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A vida alagada – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A vida alagada – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A vida alagada
O Pantanal é abundante em água. Muitos animais encontram abrigo, alimentação e um lugar seguro para a reprodução em suas áreas alagadas. Peixes, aves, mamíferos, répteis e anfíbios vivem lá, ocupando, muitas vezes, o mesmo espaço sem grandes problemas. Por ser uma região muito rica em termos naturais e muito bela, o Pantanal é bastante visitado por quem se interessa pela vida selvagem, seja cientista ou turista.
É curioso saber que a região tem somente duas estações: de chuva e de seca. São elas que regulam o nível de água do lugar e determinam o ciclo de vida pantaneiro. Veja: as enchentes ocorrem de outubro a março, com chuvas abundantes. No período de seca, os campos inundados ficam enxutos e a vegetação logo aparece, além de animais de hábitos terrestres, como as capivaras, que aproveitam o solo seco para passear e procurar alimentos.
Quando volta a inundação, os animais terrestres procuram as poucas áreas secas que restam. As plantas que cresceram nas áreas enxutas ficam submersas, morrem e apodrecem. A decomposição dessa vegetação libera na água nutrientes e sais minerais que ficarão disponíveis para o desenvolvimento da vida aquática. Porém, o excesso de plantas mortas na superfície provoca um fenômeno conhecido como decoada.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 226. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Grife, na passagem abaixo, o termo usado para retomar o Pantanal.
“Muitos animais encontram abrigo, alimentação e um lugar seguro para a reprodução em suas áreas alagadas.”
Questão 2 – “Por ser uma região muito rica em termos naturais e muito bela, o Pantanal é bastante visitado por quem se interessa pela vida selvagem […]”
O fato sublinhado é:
( ) a causa de outro fato.
( ) a finalidade de outro fato.
( ) a consequência de outro fato.
Questão 3 – Releia este segmento do texto:
“[…] regulam o nível de água do lugar e determinam o ciclo de vida pantaneiro.”
Nesse segmento, o texto expõe as funções:
( ) das enchentes.
( ) das chuvas abundantes.
( ) das estações de chuva e de seca.
Questão 4 – Em “No período de seca, os campos inundados ficam enxutos e a vegetação logo aparece […]”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Na parte “[…] além de animais de hábitos terrestres, como as capivaras, que aproveitam o solo seco para passear e procurar alimentos.”, o vocábulo “como” indica:
( ) um exemplo.
( ) uma condição.
( ) uma comparação.
Questão 6 – Na frase “Quando volta a inundação, os animais terrestres procuram as poucas áreas secas que restam.”, a vírgula indica:
( ) a omissão de uma informação.
( ) a intercalação de uma informação.
( ) o deslocamento de uma informação.
Questão 7 – No período “As plantas que cresceram nas áreas enxutas ficam submersas, morrem e apodrecem.”, a palavra destacada significa:
( ) “alagadas”.
( ) “escassas”.
( ) “despedaçadas”.
Questão 8 – O texto “A vida alagada” tem fins:
( ) didáticos.
( ) científicos.
( ) jornalísticos.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.