Atividade de português, dirigida aos alunos do 8º ano, propõe o estudo do advérbio de intensidade. As questões baseiam-se no curioso texto Abrir a cauda de pavão.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbio de intensidade – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbio de intensidade – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbio de intensidade – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Abrir a cauda de pavão
Quando alguém quer aparecer demais, dizemos que ele gosta de “abrir a cauda de pavão”. Os machos possuem penas longas e muito coloridas na cauda, que se abre em forma de leque. Tudo isso serve para impressionar e conquistar as fêmeas. Muitas vezes observamos vários machos se exibindo para uma única fêmea, já que é ela quem escolhe o mais belo entre eles. As fêmeas têm as penas com cores bem mais discretas e não conseguem abrir a cauda como os machos.
Guilherme Domenichelli. “Girafa tem torcicolo? – e outras perguntas divertidas do mundo animal”. Panda Books.
Questões
Questão 1 – Releia o primeiro período do texto. Em seguida, identifique o advérbio que exprime a ideia de intensidade:
R:
Questão 2 – O advérbio, identificado na questão anterior, intensifica o sentido de:
a) um verbo
b) um advérbio
c) um adjetivo
d) um substantivo
Questão 3 – Na passagem “Muitas vezes observamos vários machos se exibindo para uma única fêmea […]”, o termo em destaque funciona como:
a) advérbio de intensidade
b) numeral
c) pronome indefinido
d) substantivo
Questão 4 – Registra-se a presença de um advérbio de intensidade em:
a) “Os machos possuem penas longas e muito coloridas na cauda […]”
b) “[…] que se abre em forma de leque.”
c) “Tudo isso serve para impressionar e conquistar as fêmeas.”
d) “[…] e não conseguem abrir a cauda como os machos.”
Questão 5 – Identifique o segmento do texto em que se empregou um advérbio de intensidade para estabelecer uma comparação. Em seguida, grife-o:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.