Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, visa ao estudo dos adjuntos adverbiais. Vamos entender o funcionamento deles no texto que nos conta a origem da palavra Robô? Então, responda às questões propostas!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Adjuntos adverbiais – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Adjuntos adverbiais – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Adjuntos adverbiais – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Robô
A maioria das palavras que usamos na área da tecnologia tem origem na Língua Inglesa. Muitas delas nem são traduzidas, como, por exemplo, mouse ou site. Países mais nacionalistas, como a Espanha e a França, usam palavras de sua própria língua para estes termos. Na Espanha, por exemplo, o mouse é ratón, e site é sítio. Por causa disso, muita gente acredita que o vocábulo robô vem do inglês robot. Porém, a primeira vez que a palavra apareceu com a definição que conhecemos hoje se deu na Língua Tcheca. Foi Karel Kapek, em 1920, que usou a expressão robots, que significa trabalho pesado.
Disponível em: <http://www.youblisher.com/p/378349-Revista-do-sesinho/>.
Questões
Questão 1 – Leia com atenção o trecho a seguir. Em seguida, sublinhe o adjunto adverbial de lugar, presente no referido trecho:
“Na Espanha, por exemplo, o mouse é ratón, e site é sítio.”
Questão 2 – No período “Foi Karel Kapek, em 1920, que usou a expressão robots, que significa trabalho pesado.”, registra-se o emprego de:
( ) um adjunto adverbial de modo.
( ) um adjunto adverbial de intensidade.
( ) um adjunto adverbial de tempo.
Questão 3 – Identifique a passagem do texto cujo termo desempenha sintaticamente a função do adjunto adverbial assinalado acima. Em seguida, grife-o:
R.
Questão 4 – Os termos em destaque funcionam sintaticamente como adjuntos adverbiais. Relacione o adjunto adverbial à circunstância por ele expressa no contexto da frase:
- Os robôs trabalham muito depressa!
- Os robôs trabalham aqui.
- Os robôs trabalham bem!
( ) modo
( ) intensidade
( ) lugar
Questão 5 – No que se refere aos adjuntos que compõem as frases, presentes na questão anterior, não se pode afirmar que:
( ) o adjunto adverbial “muito” modifica o sentido do verbo “trabalham”.
( ) o adjunto adverbial “aqui” modifica o sentido do verbo “trabalham”.
( ) o adjunto adverbial “bem” modifica o sentido do verbo “trabalham”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.