Atividade de português, indicada aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, aborda os adjetivos. Vamos analisar as palavras que caracterizam os seres? Para tal, responda às questões com base no texto Tromba ou focinho? Você sabe o que o tamanduá tem? Descubra!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Adjetivos – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Adjetivos – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito:Atividade de português: Adjetivos – 6º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Tromba ou focinho?
Na verdade, o tamanduá tem mesmo é um focinho bem comprido, que permite a caça de muitas formigas e cupins – cerca de 30 mil por dia! Ele localiza formigueiros e cupinzeiros com seu olfato apurado e captura as presas com sua língua grande e pegajosa. Os insetos grudam facilmente e ele os engole sem mastigar, porque é banguela!
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 284. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – No trecho “[…] um focinho bem comprido […]”, o termo “bem” foi empregado para:
( ) definir o sentido do adjetivo “comprido”.
( ) intensificar o sentido do adjetivo “comprido”.
( ) complementar o sentido do adjetivo “comprido”.
Questão 2 – No segmento “Ele localiza formigueiros e cupinzeiros com seu olfato apurado […]”, o adjetivo destacado poderia ser substituído por:
( ) “firme”.
( ) “pesado”.
( ) “aguçado”.
Questão 3 – Sublinhe os adjetivos presentes nesta parte do texto:
“[…] captura as presas com sua língua grande e pegajosa.”
Questão 4 – Os adjetivos sublinhados acima caracterizam:
( ) o tamanduá.
( ) as presas do tamanduá.
( ) a língua do tamanduá.
Questão 5 – Em “[…] porque é banguela!”, o adjetivo “banguela” indica:
( ) um estado do tamanduá.
( ) um modo de ser do tamanduá.
( ) uma característica do tamanduá.
Questão 6 – Os adjetivos analisados anteriormente compõem um texto, que objetiva:
( ) explicar algo.
( ) noticiar um fato.
( ) expor uma opinião.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.