Atividade de Português: Acentuação gráfica e leitura de texto – 7º ano

    Atividade de português sobre acentuação gráfica para o 7º ano do ensino fundamental  a partir da leitura de texto de uma notícia de jornal a respeito do lançamento do livro de George Martin com o seguinte título: George Martin deve publicar novo conto do universo de “Game of Thrones”. O texto serve apenas para estimular a leitura dos alunos, porém o foco da atividade é sobre a acentuação gráfica das palavras presentes nesse texto. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

 

LEIA O TEXTO E RESPONDA ÀS QUESTÕES SOBRE ACENTUAÇÃO
George Martin deve publicar novo conto do universo de “Game of Thrones”

    O lançamento de “Winds of Winter”, sexto livro das “Crônicas de Gelo e Fogo”, ainda permanece indefinido, mas George R.R. Martin deve apresentar outro título sobre o universo de “Game of Thrones” em 2017. De acordo com uma lista de futuros lançamentos adicionados nesta semana ao catálogo da Amazon norte-americana, “Book of Swords” começará a ser vendido no dia 10 de outubro e reunirá antologias temáticas do autor, incluindo um conto ambientado em Westeros. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre a história.
    O novo livro foi organizado por Gardner Dozois, que trabalhou com Martin em “O Príncipe de Westeros e Outras Histórias”, que, assim como “Book of Swords”, trouxe um conto ambientado no universo das “Crônicas de Gelo e Fogo”, mas que se passa 80 anos antes de “O Cavaleiro dos Sete Reinos” e tem foco em Daemon Targaryen.
    Além destes, um terceiro conto sobre a dinastia Targaryen está em “Mulheres Perigosas”, uma nova antologia de Dozois e Martin que será lançada em fevereiro. Também chamado de “Os Negros e os Verdes”, “A Princesa e a Rainha” narra a disputa entre a princesa Rhaenyra Targaryen e sua madrasta, a rainha Alicent Hightower que, com seus respectivos aliados, o “Negros” e os “Verdes”, deram início ao conflito sangrento conhecido nas “Crônicas de Gelo e Fogo” como “A Dança dos Dragões”.

(http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/Variedades/Literatura/2017/1/608839/George-R-R-Martin-deve-publicar-novo-conto-do-universo-de-Game-of-Thrones-em-2017)

 

1) A palavra “Crônicas” que está presente na primeira linha da notícia jornalística é acentuada pela regra das
a)oxítonas
b)paroxítonas
c)proparoxítonas
d)palavras terminadas em ditongo
e) polissílabas

 

2) A alternativa que traz duas palavras acentuadas pela mesma regra ortográfica da palavra “Crônicas” é:
a) máquinas – óculos
b) máquinas – avó
c) óculos – avó
d) avó – nós
e) plástico – avó

 

3) Marque a alternativa que traz duas palavras que NÃO são acentuadas pela mesma regra ortográfica da palavra “Crônicas” é:
a) matemática – Pâmela
b) acústico – líquido
c) óculos – música
d) último – física
e) avó – rubrica

 

4) Analise as alternativas:
I – A última palavra do texto ─ dragões ─ não tem acento gráfico.
II – A última palavra do texto ─ dragões ─ deveria ser acentuada.
III – A última palavra do texto ─ dragões ─ é oxítona.
Quais, de acordo com as afirmações feitas, são corretas?
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e III
e) todas estão erradas.

 

5) Em relação à última palavra do primeiro parágrafo ( história ), podemos afirmar que ela é:
a) acentuada pela regra das oxítonas.
b) acentuada pela regra das paroxítonas.
c) acentuada pela mesma regra que acentua “avó”.
d) acentuada pela mesma regra que acentua “óculos”
e) acentuada por conter três sílabas.

BOA ATIVIDADE !

 

 

Por  André Tarragô Martins  –  professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.     

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: