Início Atividades Atividade de interpretação de texto: O menino que mentia – 4º ano

Atividade de interpretação de texto: O menino que mentia – 4º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ano, o texto utilizado nesta interpretação é “O menino que mentia”. 

    Estamos disponibilizando esta atividade de compreensão de texto em modelo Word (modelo que pode ser modificado) e em PDF (pronto para imprimir), deixamos também a disposição a atividade respondida. 

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Interpretação de texto – 4º ano

O menino que mentia

   Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.

   – Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum.

   Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.

   Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.

   – um lobo! Um lobo! Socorro!

   Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.

   Moral da história: Ninguém acredita em mentirosos! Fale a verdade!

 

Questões 

1)    Qual é o título do texto?

a)    O mentiroso

b)    O pastor

c)    O menino que mentia

 

2)    Quantos parágrafos tem o texto?

a)    6 parágrafos

b)    7 parágrafos

c)    13 parágrafos

d)    12 parágrafos

 

3)    Qual é a finalidade deste texto?

a)    Fazer uma propaganda de algo

b)    Convidar para uma festa

c)    Transmitir uma informação

d)    Passar um ensinamento

 

4)    Como é o final da história?

a)    Os vizinhos somem com o rebanho

b)    As ovelhas fogem

c)    O lobo apareceu e atacou as ovelhas

 

5)    Na frase “…ele fez a mesma brincadeira…”. A quem a palavra sublinhada se refere?

a)    O lobo

b)    O vizinho

c)    O menino

d)    A ovelha

 

6)    Qual mensagem nos passa o texto?

a)    É engraçado mentir

b)    Devemos tratar bem os animais

c)    Devemos dizer a verdade

d)    Devemos ser unidos

 

7)    Qual o significado da palavra caçoou?

a)    Ajudou

b)    Zombou

c)    Atrapalhou

d)    Correu

 

Por ACESSABER

7 comentários

Aracy Tavares 6 de abril - 2:14

Nossa muitas atividades interessante amei.

Responder
acessaber 30 de janeiro - 14:28

Olá Aracy!
Muito obrigada pelo seu comentário!
Volte sempre!
Equipe Acessaber.

Responder
Isabel Cristina da Silva 2 de maio - 8:49

Gostaria muito de receber textos para trabalhar as dificuldades ortográficas com as crianças do 2 ano do ensino fundamental.Estou encantada com este blog , tem me ajudado muito.
Obrigada! Parabéns!
Aproveitando gostaria de saber, eu fiz o antigo Normal Superior e neste curso não saí habilitada a trabalhar com a educação infantil, por isto preciso fazer uma complementação para que eu possa ter o direito de trabalhar. Deixo claro que não é Pós, é uma “complementação”. Gostaria muito se possível que vocês me dessem um retorno.
Isabel

Responder
dete gasparetto 20 de março - 16:18

trabalho em uma escola de periferia onde as crianças tem muitas dificuldades,gostaria de textos para interpretação…obrigada

Responder
acessaber 20 de março - 17:37

clique neste link que é uma seleção de atividades de interpretação de texto http://acessaber.com.br/?s=interpreta%C3%A7%C3%A3o

Responder
joão 6 de novembro - 18:41

o texto e legal

Responder
AMANDA 31 de março - 17:55

nossa eu queria um texto maior mas eu nao encontro mas nei um entom vou escrever esse mesmo.E EU NAO QUERO CRIAR UM KKKKK

Responder

Deixe um Comentário