Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ano, o texto utilizado nesta interpretação é “O menino que mentia”.
Estamos disponibilizando esta atividade de compreensão de texto em modelo Word (modelo que pode ser modificado) e em PDF (pronto para imprimir), deixamos também a disposição a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O menino que mentia – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O menino que mentia – 4º ano – Pronta para imprimir
- Respondida: Interpretação de texto: O menino que mentia – 4º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Interpretação de texto – 4º ano
O menino que mentia
Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
– Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
– um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Moral da história: Ninguém acredita em mentirosos! Fale a verdade!
Questões
1) Qual é o título do texto?
a) O mentiroso
b) O pastor
c) O menino que mentia
2) Quantos parágrafos tem o texto?
a) 6 parágrafos
b) 7 parágrafos
c) 13 parágrafos
d) 12 parágrafos
3) Qual é a finalidade deste texto?
a) Fazer uma propaganda de algo
b) Convidar para uma festa
c) Transmitir uma informação
d) Passar um ensinamento
4) Como é o final da história?
a) Os vizinhos somem com o rebanho
b) As ovelhas fogem
c) O lobo apareceu e atacou as ovelhas
5) Na frase “…ele fez a mesma brincadeira…”. A quem a palavra sublinhada se refere?
a) O lobo
b) O vizinho
c) O menino
d) A ovelha
6) Qual mensagem nos passa o texto?
a) É engraçado mentir
b) Devemos tratar bem os animais
c) Devemos dizer a verdade
d) Devemos ser unidos
7) Qual o significado da palavra caçoou?
a) Ajudou
b) Zombou
c) Atrapalhou
d) Correu
Por ACESSABER
7 comentários
Nossa muitas atividades interessante amei.
Olá Aracy!
Muito obrigada pelo seu comentário!
Volte sempre!
Equipe Acessaber.
Gostaria muito de receber textos para trabalhar as dificuldades ortográficas com as crianças do 2 ano do ensino fundamental.Estou encantada com este blog , tem me ajudado muito.
Obrigada! Parabéns!
Aproveitando gostaria de saber, eu fiz o antigo Normal Superior e neste curso não saí habilitada a trabalhar com a educação infantil, por isto preciso fazer uma complementação para que eu possa ter o direito de trabalhar. Deixo claro que não é Pós, é uma “complementação”. Gostaria muito se possível que vocês me dessem um retorno.
Isabel
trabalho em uma escola de periferia onde as crianças tem muitas dificuldades,gostaria de textos para interpretação…obrigada
clique neste link que é uma seleção de atividades de interpretação de texto http://acessaber.com.br/?s=interpreta%C3%A7%C3%A3o
o texto e legal
nossa eu queria um texto maior mas eu nao encontro mas nei um entom vou escrever esse mesmo.E EU NAO QUERO CRIAR UM KKKKK